VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 É ESTENDIDA A PAIS DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE DOS 49 AOS 54 ANOS

 

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

A partir deste sábado, 5/6, a Prefeitura de Manaus estende a vacinação de pais de filhos com deficiência permanente (PcD) para a faixa de 49 a 54 anos de idade. O atendimento a essas pessoas seguirá no posto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte. Será necessário apresentar documento de identidade original, com foto, CPF, certidão de nascimento do filho e laudo médico que comprove a deficiência do filho. O horário de funcionamento do posto é das 9h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a imunização desse público na última quarta-feira, 2/6, com os pais na faixa de 55 a 59 anos. A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que a coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus vem fazendo o acompanhamento permanente das doses recebidas e equacionando da melhor forma, a fim de assegurar o alcance dessa imunização.

 

“Nossa equipe tem o controle das doses recebidas e das já utilizadas, seguindo a orientação do prefeito David Almeida. Até hoje já foram aplicadas 722.345 doses, sendo 430.503 primeiras doses e 291.842 segundas doses. Com base no que temos, podemos fazer remanejamentos, a fim de vacinar o maior número possível de pessoas”, explica.

 

Outros grupos

 

Também neste sábado, a Semsa começa a vacinar os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros. Para receber a vacina, os motoristas, cobradores e administradores de linhas, que integram o primeiro grupo, deverão apresentar documento de identificação original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho assinada que comprove o vínculo empregatício (original e cópia). Os caminhoneiros precisarão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias D ou E, sendo original e cópia.

 

Na segunda-feira, 7/6, será a vez da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema de privação de liberdade (policiais penais e demais funcionários, com exceção dos trabalhadores de saúde).

 

Além disso, a Semsa segue vacinando os remanescentes dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que são os trabalhadores da Saúde, idosos de 60 anos e mais, pessoas de 60 anos e mais vivendo em instituições de assistência, pessoas com deficiência vivendo em instituições de assistência, ribeirinhos, quilombolas, Pessoas com Deficiência Permanente grave (PcD), pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da Educação, pessoas em situação de rua, forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores do transporte aéreo e trabalhadores aeroportuários.

 

Shádia Fraxe reforça a importância do cadastramento na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) a fim de dar celeridade ao atendimento no ponto de vacinação, evitando aglomerações, uma vez que o sistema realiza o agendamento para horários e locais de acordo com o endereço residencial informado no cadastro, para que não haja grande concentração de pessoas em cada ponto.

 

Pontos de vacinação

 

A Semsa alerta que dois pontos de vacinação não estão disponíveis para a população geral. O que funciona no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, está atendendo exclusivamente os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.

 

No posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, serão atendidos apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e Forças Armadas.

 

Pontos de vacinação

 

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel

 

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222,  Crespo

 

Universidade Paulista – Unip

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

 

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

 

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

 

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Nenhum comentário