COPA AMÉRICA: BRASIL SOFRE, MAS VENCE O CHILE POR 1 A 0 E ESTÁ NA SEMIFINAL

Lucas Paquetá e Neymar comemoram gol do Brasil sobre o Chile Foto: Lucas Figueiredo/CBF/O Globo

Lucas Paquetá muitas vezes cumpre a função de diminuir a solidão de Neymar. O meia do Lyon compartilha do mesmo espírito irreverente e criativo do camisa 10 nas comemorações de gol. Contra o Chile, tabelaram, resolveram o lance do gol da vitória do Brasil, e fizeram a dança da classificação para a semifinal da Copa América.

A afinidade não é apenas de estilo. Os dois jogadores, quando próximos, trocaram passes na entrada da área chilena, e Paquetá superou o goleiro Bravo, em noite inspirada, responsável por boas defesas no Nilton Santos.

A infelicidade do Brasil foi que Gabriel Jesus, ao ser expulso ainda aos 3 minutos do segundo tempo, obrigou os dançarinos a se distanciarem em campo, algo que Tite não previa quando colocou o camisa17 no lugar de Firmino, no intervalo.

A ideia era corrigir o plano executado pela metade na fase inicial — manter Neymar como jogador mais perto da área e oferecer a ele alguém capaz de armar o time e chegar com força na área. Definitivamente não era o caso do atacante do Liverpool.

Antes da expulsão e ainda com Firmino em campo, o Brasil foi ligeiramente melhor, ameaçou pouco o gol chileno, mas também fazia partida segura na defesa. O rumo, que parecia correto depois do gol de Paquetá, foi logo desfeito co ma expulsão do atacante do City.

Depois disso, o que se viu foi um Chile nervoso atrás do gol do empate, perigoso, acertando o travessão de Ederson em uma cabeçada de Brereton Díaz. A defesa brasileira se segurou como pode e confirmou a vantagem até o apito final.

— Provamos que suportamos dificuldades. Não dá pra ter sorriso o tempo todo. Acaba discutindo com adversários. Chile é uma grande equipe. Estamos na semifinal — afirmou Neymar.

Ele puxou bons contra-ataques no fim da partida. Faltou capricho no penúltimo passe para o Brasil ampliar a vantagem em um dos muitos avanços à disposição.

Eles não fizeram falta. O Brasil foi para a a semifinal contra o Peru, que eliminou o Paraguai nos pênaltis. A partida acontece na segunda-feira, às 20h.


*Extra

Nenhum comentário