APÓS NOVA ONDA DE COVID NA EUROPA, AMAZONAS COMEÇA A SE PREVINIR CASO HAJA NOVO SURTO DE CASOS


O governo do Amazonas afirmou nesta sexta-feira, (19), que tem se preparado para um possível aumento de novos casos da Covid-19 no Estado. Segundo o Secretário de Saúde, Anoar Samad, apesar da cobertura vacinal ser grande, os casos da doença diminuíram, mas a pandemia não acabou definitivamente, e salienta que é preciso equilíbrio entre medidas protetivas e flexibilizações.

“Não temos previsão do que irá acontecer daqui 60 dias, o que temos é dados matemáticos do que pode acontecer daqui 15 dias, 21 dias. Isso conseguimos controlar. E nossa função como Estado é está se precavendo para um possível aumento de casos, de internações e isso temos feito. Temos monitorado tudo adequadamente”, explicou Anoar Samad.

O secretário de Estado de Saúde deu como exemplos de monitoramento e controle da doença no Amazonas, os dois jogos que aconteceram na Area da Amazônia, e que como os eventos não interferiram nos números de casos no Estado.

“O governo do Estado atuou intensamente pré-jogo, durante o jogo e atuamos depois dos jogos. Os dois eventos mostraram que não influenciaram em absolutamente nada os dados epidemiológicos aqui no Amazonas. Enquanto governo do Estado estamos atentos, nos precavendo e nos preparando para qualquer cenário”, declarou o secretário de Estado de Saúde.


Mega campanha de Vacinação

A campanha nacional de Mega Vacinação contra a covid-19 começou neste sábado (20/11). Para dar visibilidade à ação, o Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos nas cidades do São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, o evento nesta última capital terá a participação do ministro Marcelo Queiroga.


A Prefeitura de Manaus já começou a vacinar pessoas de 18 anos e mais, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. A estimativa é que 207.545 pessoas estejam aptas a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número não inclui os 134 mil que já tomaram a dose adicional até esta sexta-feira, 19.

A ampliação da faixa etária para a dose de reforço faz parte da estratégia do Ministério da Saúde com a “Megacampanha” de Vacinação contra a Covid-19 que será aberta às 9h em Manaus, na Arena da Amazônia, simultaneamente com outras cinco cidades brasileiras, para estimular a população a tomar a segunda dose.

Além da arena, estarão em funcionamento, neste sábado, outros nove pontos de atendimento. As unidades de saúde não abrirão em razão do feriado municipal da Consciência Negra. Também neste sábado, começa a funcionar o ponto de atendimento do shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, zona Leste, em substituição do Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo, que deixará de ser local de vacinação. No Studio 5 Centro de Convenções, na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, zona Sul, não haverá oferta de vacina porque o espaço estará indisponível.


*CM7 BRASIL

Nenhum comentário