Aconteceu!

PONTOS TURÍSTICOS DE PRESIDENTE FIGUEIREDO RECEBERAM AÇÃO DE ORDENAMENTO NO FINAL DE SEMANA

 

Janailton Falcão

Prestadores de serviços turísticos que administram locais de lazer do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) receberam, no último final de semana, uma ação de ordenamento turístico promovida pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a prefeitura municipal, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb) e outros órgãos.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Presidente Figueiredo, a cidade tem recebido cerca de 5 mil visitantes nos finais de semana. A diretora de Desenvolvimento e Turismo da Amazonastur, Isadora Alfaia, disse que a ação tem o objetivo inicial de sensibilizar os prestadores de serviços turísticos e visitantes em diversos aspectos, como não jogar lixo na região. Ela ressaltou a importância da ação integrada com outras instituições para garantir um turismo seguro.

“É a segunda semana de fiscalização, e elas têm surtido um efeito muito bom de sensibilizar, de explicar para os prestadores de serviço a importância de se preservar a cachoeira, de não levar vidro pra cachoeira para não poluir, além dos ônibus, a importância da segurança, de estar cadastrado, de estar com todos os itens de segurança no transporte desses turistas”, disse Isadora.

Durante a ação foram fiscalizadas pousadas, balneários e restaurantes. Esses estabelecimentos foram orientados quanto à importância de fazerem parte do Cadastur, o cadastro do Ministério do Turismo de empresas do setor. As visitas técnicas são feitas pelo departamento de Registro e Sensibilização, que faz parte da Diretoria de Turismo, e serão realizadas de forma permanente.

Cadastur – O Cadastur é um sistema de cadastro do Ministério do Turismo (MTur) para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro é válido por dois anos, no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo. Tanto o cadastro como a renovação são totalmente gratuitos. O turista pode conferir os estabelecimentos cadastrados no site do Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/ ).

Nenhum comentário