PROGRAMA CRIANÇA FELIZ REALIZA MAIS DE 31 MIL VISITAS EM 59 MUNICÍPIOS AMAZONENSES

 

Cumprindo orientações do governador Wilson Lima de levar ações, projetos, programas e serviços socioassistenSciais ao máximo de municípios amazonenses, o Programa Criança Feliz (PCF), executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou 31.202 visitas entre janeiro e outubro de 2021, em 59 municípios. Crianças e gestantes são o público-alvo do programa, voltado à Proteção Social Básica, que conta com a parceria de diversas secretarias estaduais, por meio do comitê gestor.

Na gestão do governador Wilson Lima, os avanços do programa são significativos, uma vez que a iniciativa estimula o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a família num contexto mais amplo. O trabalho dos visitadores do PCF se traduz em visitas domiciliares ao público beneficiário para acompanhamento familiar.

Além das 31.202 visitas realizadas, o balanço parcial deste ano aponta ainda um total de 13.298 famílias acompanhadas pelo programa no estado. Destaca-se ainda no levantamento o acompanhamento de 1.867 gestantes.

No Amazonas, o PCF tem se reinventado na forma de trabalhar para atender o público-alvo, que se encontra nas mais diversas comunidades ribeirinhas e povos tradicionais. O segundo pico da pandemia, somado à maior enchente dos últimos anos, levou os visitadores a trabalhar de forma remota.

“Mas em nenhum momento as famílias deixaram de ser assistidas”, assegurou Camila Parkei, coordenadora estadual do PCF, informando que, com o avanço da vacinação e mantendo todos os cuidados, os visitadores estão nos lares fortalecendo os vínculos familiares.

Órfãos da Covid-19 – A coordenadora destacou ainda um novo público prioritário, que são as crianças órfãs da Covid-19, de até 72 meses, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que também estão sendo contempladas.

O programa é um sucesso no estado, estando presente nos 59 municípios do Amazonas. “Neste ano, cinco municípios amazonenses expandiram suas metas, dobrando a quantidade de famílias assistidas pelo programa, que tem como objetivo realizar o acompanhamento domiciliar para promover o desenvolvimento integral na primeira infância”, sintetizou Camila Parkei.

Iniciativa nacional – O Criança Feliz é um programa federal executado em parceria com o Governo do Estado, com alcance em 59 municípios do Amazonas – apenas Manaus, Apuí e Santa Isabel do Rio Negro ainda não aderiram à iniciativa.

O PCF tem caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

As visitas contínuas auxiliam no fortalecimento do vínculo afetivo da família, propiciando um ambiente mais harmônico e adequado para o desenvolvimento integral na primeira infância. O visitador auxilia a família nos cuidados para a promoção do desenvolvimento da criança, com o intuito de proteger, estimular e brincar, que são os maiores investimentos que podem ser feitos em prol de uma criança.

* Com informações da assessoria

Nenhum comentário