CEMITÉRIOS DA ZONA RURAL RECEBEM ORDENS DE SERVIÇO PARA SEREM REFORMADOS

 

Foto: divulgação

Os cemitérios da zona rural de Manaus, assim como os da área urbana, também irão receber melhorias nas suas infraestruturas, realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Nesta sexta-feira, 7/1, o secretário da Semulsp, Sabá Reis, entregou as ordens de serviço para a reforma dos campos-santos Nossa Senhora da Conceição das Lages, localizado às margens do rio Negro; Santa Joana do Puraquequara, às margens do lago do Puraquequara; São José do Jatuarana e Nossa Senhora do Carmo, ambos às margens do rio Amazonas. Com a entrega dos documentos nos cemitérios rurais, todos os campos-santos de Manaus estão aptos para ser reformados.

“Nos quatro cemitérios rurais, a prefeitura vai investir em torno de R$ 1,2 milhão. Todos vão receber uma estrutura decente, e não serão tratados como era feito antes, em relação aos cemitérios da área urbana. A atenção que nós damos para a zona urbana, também damos à zona rural”, destaca secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis.

Para ele, entregar as ordens de serviço nos cemitérios rurais é motivo de muita alegria, por entender as dificuldades que os moradores locais encontram para realizar enterros. Segundo Reis, com a reforma, os campos-santos irão ganhar uma administração mobiliada, capela para velar os entes queridos, entre outros benefícios.

A gerente do cemitério Santa Joana do Puraquequara, Lucineia da Silva, destaca a atenção dada pela gestão David Almeida para com o campo-santo, o que não ocorreu em gestões anteriores.

“O cemitério existe há mais de 100 anos. Já passaram vários administradores por aqui, mas não existia uma equipe, nem mesmo coveiros. A gente tinha que pagar para enterrar as pessoas. Com a gestão David Almeida e o secretário Sabá Reis à frente da Semulsp, ocorreram muitas mudanças. Agora temos uma equipe, temos a lancha-funerária. Nós só temos a agradecer ao prefeito David e ao secretário  Sabá, pela reforma que será realizada no cemitério”, salienta Lucineia.

O morador da comunidade Jatuarana, Radir Viana, 70, destaca a importância da reforma que o cemitério São José irá receber. “Nunca tivemos essa conquista que estamos recebendo hoje, neste cemitério, que atende dez comunidades e mais de 160 famílias. Nós só temos a agradecer”, comenta.

Melhorias

As ordens de serviços de todos os cemitérios de Manaus, entre urbanos e rurais, foram entregues ao longo da semana pelo secretário Sabá Reis. Os campos-santos vão passar por reformas, que incluem também a construção de capelas climatizadas, muros e fachadas, banheiros adaptados, além de ampliação da administração.

Nenhum comentário