VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 CONTARÁ COM 12 PONTOS DE ATENDIMENTO NESTE SÁBADO

 

Foto: divulgação

Quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, quem está no prazo para receber a segunda dose e quem já passou dos intervalos para a conclusão do esquema vacinal pode procurar qualquer um dos 12 pontos que a Prefeitura de Manaus terá para atendimento neste sábado, 8/1.

Também estarão disponíveis a terceira dose, para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda há quatro meses ou mais, e para pessoas dos 60 anos em diante, que tenham concluído o esquema de vacinas há três meses ou mais. Além dessas, a quarta dose para pessoas com alto grau de imunossupressão.

Vacinômetro

Considerando a faixa etária de 12 anos e mais, o Vacinômetro municipal aponta que até esta sexta-feira, 7, mais de 102 mil pessoas ainda não haviam iniciado o esquema vacinal e 274 mil estavam com a segunda dose em atraso.

Em três pontos – os dois estratégicos (shopping Phelippe Daou e Centro de Convenções, o “sambódromo”) e a carreta da vacina (que está posicionada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignolla), o funcionamento será das 9h às 16h. Os nove pontos restantes, que são unidades de horário ampliado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atenderão das 8h às 12h. As informações sobre locais, endereços e vacinas disponíveis podem ser consultadas no link https://bit.ly/localvacinacovid19.

Documentos 

Para receber a primeira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Para as pessoas de 18 anos em diante, basta levar o documento de identidade original, com foto e o CPF.

No caso da segunda dose, é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Para a dose de reforço, as pessoas de 18 a 59 anos e trabalhadores de saúde devem apresentar identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. No caso das pessoas a partir dos 60 anos, documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação com a comprovação da segunda dose há três meses ou mais.

Quarta dose    

Poderão receber a quarta dose pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; as que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle. A relação dos documentos específicos está disponível nas redes sociais da Semsa.

Nenhum comentário