CHELSEA X PALMEIRAS SERÁ A SÉTIMA FINAL DE BRASILEIROS CONTRA EUROPEUS EM 17 EDIÇÕES DO MUNDIAL; VEJA LISTA

Palmeiras e Chelsea se enfrentam na decisão do Mundial Foto: REUTERS/Matthew Childs e Giuseppe CACACE / AFP

A vitória por 1 a 0 do Chelsea sobre o Al Hilal garantiu que um time brasileiro enfrentará um clube europeu na final da competição pela sétima vez na história da competição no atual formato. O time paulista vai à final pela primeira vez, enquanto os ingleses jogam sua segunda decisão. O jogo acontece no próximo sábado, às 13h30, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes).

Desde 2005, quando a Fifa fixou o formato e instituiu o torneio que substituiu como competição mundial de clubes a antiga Copa Intercontinental, o campeão europeu nunca deixou de ir à decisão. Nesse formato, que está em sua 17ª edição, sete equipes brasileiras foram à final: São Paulo, Internacional, Santos, Corinthians, Grêmio e Flamengo. Destes, os dois primeiros e o Corinthians faturaram o sonhado troféu.

Houve também a edição de 2000, balizada pela Fifa, mas disputada em outro formato, mais próximo de um evento-teste — O Corinthians venceu o Vasco nos pênaltis na decisão.

Entre os demais representantes Conmebol, argentinos e equatorianos chegaram à decisão: Boca Juniors, LDU, Estudiantes, San Lorenzo e River Plate. Nenhum deles conseguiu ficar com o título.

Relembre todas as finais entre brasileiros e europeus no Mundial de Clubes:

2005 - São Paulo 1x0 Liverpool (Inglaterra)

2006 - Internacional 1x0 Barcelona (Espanha)

2011 - Barcelona 4x0 Santos

2012 - Corinthians 1x0 Chelsea

2017 - Real Madrid (Espanha) 1x0 Grêmio

2019 - Liverpool 1x0 Flamengo

*Extra

Nenhum comentário