CIENTISTAS CHINESES ANUNCIAM TESTE DE COVID COM RESULTADO EM 4 MINUTOS

 

Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Cientistas chineses da Universidade Fudan, em Xangai, anunciaram o desenvolvimento de um teste de coronavírus tão preciso quanto o PCR, mas que apresenta o resultado em quatro minutos.

Em relação à testagem para o vírus, até o momento, os testes mais rápidos, como o de antígeno, representam menor confiabilidade, enquanto o mais preciso (PCR) pode demorar horas ou dias para ficar pronto.

Os cientistas, porém, divulgaram em um artigo publicado nessa segunda-feira (7/2) na “Nature Biomedical Engineering” que o novo método utiliza microeletrônica para analisar o material genético da amostra recolhida sem a necessidade de passar pelo laboratório.

Para comprovar a eficiência, as análises com a nova metodologia foram comparadas com as do PCR, utilizando a amostra de 33 pessoas infectadas com o vírus. De acordo com a pesquisa, os resultados apresentaram uma coincidência “perfeita” entre os dois testes.

O novo método também foi testado em 54 pessoas não-infectadas que apresentavam sintomas e voluntários da área de saúde. Nenhum deles apresentou falso positivo.

Os cientistas afirmam que, se a produção em massa for aprovada, o teste poderá ser adotado em diversas situações, como medida de segurança em hospitais, restaurantes, aeroportos e até em casa.





Metrópoles*

Nenhum comentário