GABIGO DENUNCIA INJÚRIA RACIAL EM CLÁSSICO CONTRA FLUMINENSE, QUE SE PRONUNCIA

Foto: MARCELO THEOBALD / Agência O Globo

O atacante Gabigol, do Flamengo, teria sido vítima de insultos racistas de ao menos um torcedor enquanto se dirigia ao vestiário do Estádio Nilton Santos durante clássico diante do Fluminense, neste domingo. Em um vídeo publicado nas redes sociais, gritos dão a entender a palavra "macaco" direcionados ao jogador. Em nota, o Fluminense classificou qualquer atitude de racismo como "intolerável" e diz que irá ajudar na apuração do caso. Por outro lado, torcedores tricolores reclamam cantos homofóbicos por parte dos rubro-negros no clássico.

"O Fluminense informa que está apurando o episódio em que um torcedor supostamente teria dirigido palavras racistas ao atacante Gabriel Barbosa, ao final da partida deste domingo. O próprio autor da divulgação do vídeo diz que teve a impressão, sem certeza, de ter ouvido as supostas ofensas e, neste sentido, o Fluminense informa que está buscando as imagens do estádio a fim de auxiliar na apuração da existência ou não do fato e na identificação de eventual autoria. O clube reitera que considera intolerável qualquer tipo de preconceito e se orgulha de manter como lema o “Time de Todos”, de respeito ao próximo, independentemente de raça, gênero, credo ou orientação sexual", escreveu o clube.

O Flamengo se manifestou por meio das suas redes sociais em solidariedade ao atleta. O clube classificou o episódio como "lamentável". Na saída para o vestiário, o jogador foi provocado pela torcida tricolor e respondeu com gestos para que falassem mais alto.

"O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta Gabigol, que foi vítima de racismo. O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime", disse o Flamengo em post no Twitter.

O atacante compartilhou a publicação do clube em seguida e afirmou que é "inadmissível que passemos por isso".

"Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!!", escreveu.

Cantos homofóbicos

O clássico também foi marcado por cantos homofóbicos por parte da torcida do Flamengo contra a do Fluminense. Durante a partida, foi possível ouvir o canto de "time de vead*" e outras canções. Até o momento, o rubro-negro não se pronunciou.

Em novembro de 2021, a Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, de forma unânime, punir o Flamengo em R$ 50 mil por cantos homofóbicos da torcida no jogo contra o Grêmio, na volta das quartas de final da Copa do Brasil.

*Extra

Nenhum comentário