SINTOMAS COMUNS A VÁRIAS DOENÇAS QUE PODEM SER CÂNCER DO RIM

 

© Shutterstock

Mais frequente nos homens entre os 50 e os 70 anos, sobretudo fumantes, o câncer do rim é um dos tipos de tumores do sistema urológico. Em estágios iniciais, é uma doença assintomática. Contudo, com o evoluir da situação, podem surgir alguns sinais de alerta e sintomas comuns a outras patologias. 

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES DO CÂNCER DE RIM

Na fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sinais e sintomas, mas em algumas pessoas o tumor pode causar:

Dor na parte lateral da barriga e nas costas;

Sangue na urina;

Inchaço abdominal;

Perda de peso.

Atenção: esses sinais e sintomas podem ser provocados por uma série de problemas de saúde, não apenas pelo câncer renal. Mas é importante procurar o médico o quanto antes para ele identificar as causas e indicar o melhor tratamento para o caso.

COMO O CÂNCER DE RIM É DIAGNOSTICADO?

Grande parte dos tumores renais é diagnosticada por exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. 

Por não apresentar sinais e sintomas no início, o câncer de rim, geralmente, é detectado por acaso. O paciente é levado a realizar os exames por um outro motivo e, por acaso, acaba descobrindo um tumor. Quando diagnosticado precocemente, o câncer renal tem grandes chances de cura.

CAUSAS DO CÂNCER DE RIM 

As causas do câncer de rim ainda não são totalmente conhecidas, mas estudos apontam que o hábito de fumar é um importante fator de risco. Outros fatores que podem desencadear seu início são:

Contato com materiais utilizados em indústrias, como o cádmio, asbestos, chumbo e hidrocarbonetos aromáticos;

Hemodiálise;

Obesidade;

Histórico familiar;

Hipertensão;

Doença de Von Hippel-Lindau, que é genética e rara, caracterizada pela formação de tumores com muita vascularização em várias partes diferentes do corpo.




Notícias ao minuto*



Nenhum comentário