ACADEMIA STEM/UEA INAUGURA ATIVIDADES DE LABORATÓRIOS MÓVEIS DE ROBÓTICA

Foto: Divulgação

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem (Acadstem) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugura na terça-feira (29), às 10h30, as atividades dos laboratórios itinerantes no Campus Distrito Industrial do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Compostos por carretas adaptáveis, os dois laboratórios de 90 metros quadrados detêm tecnologias pensadas para a mobilidade do ensino, podendo ser transportadas para diferentes instituições. O Ifam é a primeira instituição beneficiada pela iniciativa, pós período pandêmico.

Com capacidade total de 40 alunos, as estruturas são dotadas de equipamentos de ponta, como máquinas de corte a laser, impressora 3D e computadores. A iniciativa inédita no Amazonas vai propiciar a cerca de 1.200 alunos do Ifam e de escolas da região a receber gratuitamente capacitações como prévia para a vida universitária na área de engenharias.

O coordenador do Pilar Atração, Adan Medeiros, informou que os cursos ministrados na estrutura dos laboratórios são referentes ao universo das tecnologias digitais e indústria 4.0. "Uma vez que os laboratórios estiverem instalados, vamos passar a promover capacitações gratuitas para estudantes do Ensino Médio do Ifam, como também demais interessados das comunidades nos arredores do instituto", informou Adan.

O Pilar Atração possui como propósito despertar curiosidade a respeito das engenharias e, dessa forma, tornar essa área mais atraente para os estudantes de nível médio.

De acordo com o coordenador geral do Acadstem, Jucimar Maia, em 2022 a palavra é integração com os projetos de outras instituições de ensino amazonenses aliados na educação Stem. “Os projetos da Samsung agora, dentro da UEA vão ser todos integrados, ou seja, um projeto vai ajudar o outro. A Academia Stem já está em processo de integração, com o projeto Aranouá do Ifam e, futuramente, com o projeto Super da Ufam”, expôs o professor.

A ideia inicial é que, nos próximos meses, os laboratórios percorrem os diferentes campi do Ifam, a fim de alcançar um maior número de alunos e, assim, possibilitar a disseminação do conhecimento oferecido nessas capacitações.

Segundo a professora do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) e coordenadora pedagógica do projeto Aranouá, Priscila Fernandes, o processo de intercâmbio entre os dois institutos é riquíssimo. “Quanto mais a gente focar na educação para os nossos jovens, mais vamos melhorar o perfil da nossa região e até do nosso país como um todo. Queremos fornecer habilidades para esses alunos saírem do instituto muito mais capacitados para conseguir um emprego no mercado de trabalho”, explicou Priscila.

A inauguração contará com a presença de autoridades da UEA, do Ifam, da Samsung e do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR).

Sobre o Academia Stem

É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.

Já o Pilar Atração é um dos eixos do projeto Academia Stem, voltado para o despertar do interesse dos estudantes a nível médio para as áreas STEM (ciência, engenharia, tecnologia, matemática) e desmistificando essas temáticas como de conhecimento inalcançáveis e, assim, atrair os estudantes para essa realidade, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de recursos humanos para a Amazônia.




*PORTAL DO HOLANDA

Nenhum comentário