CAMPANHA MARÇO LILÁS DE COARI COM ENTREGA DE APARELHOS DE ULTRASSONOGRAFIA PELA PREFEITURA

 

Com o objetivo de intensificar a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo do útero, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira (8), na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso, a abertura da campanha Março Lilás. A programação contou com a entrega simbólica do aparelho de ultrassonografia, além de homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje.

O prefeito Keitton Pinheiro, que participou do evento ao lado do vice Edilson Lima, vereadores e outras autoridades locais, evidenciou que o novo aparelho de ultrassonografia é de suma importância para atender as demandas da população coariense na realização do exame de ultrassom, procedimento não invasivo que permite formar imagens em tempo real de órgãos e de estruturas internas do corpo para a investigação de inúmeras doenças.

E para ampliar ainda mais a assistência da rede municipal de saúde, Keitton anunciou que está chegando dois novos aparelhos de ultrassom portáteis, que serão utilizados nos atendimentos na zona rural do município. “E não vamos parar por aí. Estamos na luta pelo tomógrafo. Cuidar bem da saúde da população, isso nós vamos sempre fazer. Esse é um dos nossos compromissos que vem desde as gestões passadas”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, Zé Carlos, enfatizou a relevância do Março Lilás para o Amazonas, uma vez que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Estado projeta uma taxa de casos de câncer de colo do útero 102,3% maior que a média brasileira. “Temos que diminuir esse índice”, ressaltou, destacando que o exame preventivo Papanicolau e a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) são duas medidas fundamentais para o controle da enfermidade.

De acordo o Zé Carlos, no Município de Coari, o exame Papanicolau é realizado nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e a imunização contra o HPV acontece nas 13 salas de vacinas localizadas nas dependências das UBSs, além de também ser feita nas ações das escolas, conforme a faixa etária de vacinação.

A cerimônia desta terça se encerrou com um momento especial dedicado às pacientes da policlínica e as servidoras da Secretaria de Saúde pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Ao longo desta semana, a gestão de Keitton Pinheiro e Edilson Lima estará realizando diversas ações em reconhecimento e respeito às mulheres coarienses, principalmente àquelas que trabalham no serviço público municipal, assumindo diversos cargos e os executando com louvor, demonstrando que são capazes de assumir o papel que desejarem.

Nenhum comentário