DEPUTADA JOANA DARC CUMPRE PROMESSA E CASTRAMÓVEL INICIA OPERAÇÃO NO INTERIOR DO AMAZONAS

 

Foto: Fábio Romão

Pela primeira vez na história, um município do Amazonas recebeu os serviços de uma Unidade Móvel de Castração (Castramóvel). Autazes (distante 111 quilômetros de Manaus) foi a cidade escolhida para realização do mutirão de castração de animais domésticos, ação feita em parceria entre o gabinete da deputada estadual Joana Darc (PL), Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal de Autazes. Para chegar na cidade, o Castramóvel foi transportado via terrestre e aquática.

O evento que aconteceu neste sábado (19) foi realizado na quadra de esportes Juca Siqueira, centro da cidade, e atendeu mais de 300 animais com tutores e em situação de rua.

A ação de castração aconteceu em conjunto com o projeto Upinhavet, feito por Joana Darc, por meio da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia do Amazonas, da qual a deputada é presidente.

“Meu carinho por Autazes não é segredo para ninguém. Esse momento é único, estou profundamente emocionada por estar trazendo o castramóvel para o interior, e de forma carinhosa para Autazes”, comentou Joana Darc.

Emocionada e surpresa com o tamanho do evento de bem-estar animal, Nilva Gomes, 33, tutora da pincher Meg parabenizou a deputada e destacou a importância de ações voltadas para os animais, em especial os que são cuidados por famílias em situação de vulnerabilidade.

“Que evento maravilhoso. É tão difícil conseguir atendimento para os nossos animais, principalmente para quem não tem condições de castrar. Esse é um mega evento”, comemorou Niva Gomes.

Para a protetora Sandra Nogueira, a presença do Castramóvel no interior do Amazonas, é a marca do novo olhar da sociedade, para a causa animal.

“Eu quero agradecer muito a deputada Joana Darc, por ter vindo nos ajudar. Para nós protetores, a prioridade é castrar os animais”, destacou Sandra Nogueira. 


Serviços

Castração de cães e gatos, cadastro para castração, vacinação antirrábica e antiviral, orientação veterinária, corte de unha, limpeza de ouvido e orientação de cuidados com os animais, fizeram parte da programação, que começou às 9h e fechou os portões às 13h.


Centro de castração de animais

Pensando para abrigar os animais em situação de rua, castrados na ação, um espaço organizado pela Prefeitura Municipal, protetores e a deputada Joana Darc, futuramente será transformado em um Centro de Castração e Bem-estar Animal.

“Será aqui em Autazes, que também vamos destinar recursos de emendas parlamentar para implantar o Centro de Castração e Bem-estar Animal. O primeiro desse modelo no Amazonas. Meu objetivo é interiorizar a castração, fazer essas políticas públicas funcionarem em todo o Amazonas”, explicou Joana Darc.


 

Nenhum comentário