ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DE CASOS DE TUBERCULOSE SÃO APRESENTADOS EM WEBCONFERÊNCIA

Foto – Camila Batista / Semsa

Como parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, data celebrada na próxima quinta-feira, 24/3, a Prefeitura de Manaus realiza, nesta quarta-feira, 23, uma conferência virtual sobre as estratégias de monitoramento dos casos da doença na capital, no evento “Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS)”, que terá início às 14h, pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no endereço https://bit.ly/3Im1TjO, e também pela plataforma Google Meet. 

Os palestrantes do evento serão os enfermeiros Daniel Sacramento, chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose e Adriane Valentin, da Divisão de Gestão da Informação e Análise de Situação de Saúde, que irão destacar as estratégias utilizadas pela Semsa para qualificar o atendimento e o monitoramento dos casos de tuberculose em Manaus.

Um dos procedimentos utilizados para monitorar os casos da doença é o telemonitoramento, que vem se fortalecendo como ferramenta para a adesão ao tratamento e consequente aumento no percentual de cura. A segunda estratégia utilizada pelo município é o Dashboard da Tuberculose, painel desenvolvido pelo Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), com a contribuição do Núcleo de Tuberculose, que tem o objetivo de monitorar o desempenho dos serviços de saúde no controle e cuidado às pessoas com a doença, além de orientar o registro do atendimento no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

 

Atuação

A rede municipal de saúde vem desenvolvendo uma série de ações no mês de março, para reforçar as formas de mobilizar a sociedade a respeito da doença junto à população. As equipes da Semsa vêm intensificando as ações de educação em saúde com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre os sinais, sintomas e impactos socioeconômicos da doença. As atividades da campanha, que este ano trabalha com o tema “É hora de vencer a tuberculose”, se estendem até 8/4.

Nenhum comentário