MATERNIDADE MOURA TAPAJÓZ DÁ INÍCIO A CURSO SOBRE EXTRAÇÃO MANUAL DE LEITE HUMANO À BEIRA LEITO

Fotos – Divulgação/Semsa

É consenso na ciência e na literatura mundial que o melhor alimento para o recém-nascido em seus primeiros meses de vida é o leite da própria mãe, devido às suas características nutricionais e imunológicas. Partindo desse fato, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciou, na manhã desta segunda-feira, 7/3, a parte prática do curso de Extração Manual de Leite Humano à Beira Leito. A extração é realizada exclusivamente da mãe para o próprio filho em unidades neonatais, visando à qualidade do leite materno, segurança alimentar e nutricional e a manutenção do aleitamento.


O curso contempla o conteúdo do 4º passo da Estratégia QualiNEO, do Ministério da Saúde (MS): “Alimente o recém-nascido o mais precocemente possível e de preferência com o leite materno/humano”. Ainda em razão da pandemia pelo novo coronavírus, o treinamento será oferecido até o final do mês de março de forma híbrida, com o conteúdo teórico sendo disponibilizado na plataforma Google Sala de Aula e as aulas práticas realizadas in loco, de acordo com os plantões, durante os turnos de trabalho dos servidores.

 

A Estratégia QualiNEO objetiva reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos na unidade. Com o QualiNEO, o Ministério da Saúde passou a oferecer, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), apoio técnico à MMT, de forma sistemática e integrada, buscando a formação e a qualificação do cuidado e da gestão a partir do estabelecimento de relações colaborativas, promovendo interações, trocas de experiências e conhecimento.

 

“Com a evolução das técnicas, processos e equipamentos, as unidades neonatais têm tido sucesso em manter vivos bebês cada vez mais prematuros e a nutrição dessas crianças se tornou um grande desafio para as equipes de Saúde. A partir deste curso, a Moura Tapajóz começa a colocar em prática um protocolo minucioso, estabelecendo de forma padronizada os processos para extração à beira leito, estocagem, conservação, transporte, porcionamento e administração do leite humano cru”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

 

A parte prática, que teve início hoje, contemplou orientações sobre procedimentos de higiene durante o processo de extração manual de leite à beira leito, horário ideal, como realizar a massagem das mamas, como realizar a extração manual, como retirar o leite que será oferecido ao recém-nascido e como armazená-lo para transporte até o Posto de Coleta de Leite Humano da maternidade.

 

A Organização Mundial da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde Brasileiro recomendam o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses, e a manutenção da amamentação ao seio associada com alimentos complementares, até o segundo ano de vida ou mais. Estima-se que mais de 1,5 milhão de óbitos poderiam ser evitados em todo o mundo se as crianças fossem amamentadas dessa maneira.

 

“O leite materno é, sem dúvida alguma, o melhor alimento para o recém-nascido enfermo e grande auxiliar na sua recuperação”, concluiu Núbia Cruz.

Nenhum comentário