PREFEITURA REALIZA AÇÃO EDUCATIVA PARA CONSCIENTIZAR MOTORISTAS SOBRE TRAVESSIA SEGURA DE PEDESTRES

Foto: divulgação

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e conscientizar pedestres e condutores de veículos sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na manhã desta quarta-feira, 16/3, uma ação educativa de trânsito em frente à escola municipal Vicente de Paula, bairro Japiim, zona Sul. Pais e alunos receberam panfletos com informações de travessia segura e legislação de trânsito.

“O pedestre é a parte mais fraca no trânsito.  Os motoristas precisam entender que as faixas de pedestres são os locais de travessia para os munícipes e devem reduzir a velocidade ao se aproximar delas. Por outro lado, o pedestre deverá tomar precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a eles destinadas”, disse o diretor de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda.

Para Carla Gomes, mãe de estudante, a ação é necessária para orientar os motoristas de que a faixa de pedestres também é sinalização de trânsito e que precisa ser respeitada.

“Vários pais e alunos todos os dias atravessam nesse local, mas infelizmente não contamos com a gentileza dos motoristas. Aqui nem precisaria dessa ação se de fato os motoristas respeitassem quem atravessa na faixa”, informou.

Educação para o trânsito

As atividades de educação para o trânsito são realizadas pelo setor de Educação do IMMU, em que os técnicos fazem visitas em empresas do Distrito, escolas do município e empresas privadas e públicas, que solicitam as orientações sobre legislação e sinalização viária. Além dos ensinamentos repassados aos condutores e pedestres, os educadores buscam formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar o cotidiano do trânsito.


Nenhum comentário