RICARDO NICOLAU FAZ DEFESA ENFÁTICA DA ZFM E COBRA MAIS RECURSOS FEDERAIS: “O AMAZONAS ARRECADA MUITO E RECEBE POUCO”






 A defesa firme da Zona Franca de Manaus (ZFM) e dos milhares de empregos gerados pelo modelo econômico, além da cobrança por mais recursos federais fizeram parte do discurso do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) durante o lançamento da sua pré-candidatura ao governo do Amazonas nas eleições deste ano. 

O evento ocorreu na sexta-feira, 4, e marcou a filiação do parlamentar no partido com a abertura da janela partidária. Ricardo Nicolau assegurou que será intransigente na defesa do povo do Amazonas e dos empregos gerados pela ZFM dentro e fora da capital amazonense. Na semana passada, o um decreto federal publicado no Diário Oficial da União (DOU) reduziu em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) o que, na prática, retira a competitividade do modelo econômico e ameaça mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, dos quais 107 mil apenas no Polo Industrial de Manaus (PIM). 

 Sem abrir mão do modelo ZFM, o agora pré-candidato a governador propõe um debate público sobre novas alternativas econômicas que possam tornar o modelo mais competitivo e menos vulnerável. “Vamos juntos fazer, com altivez, a defesa do Amazonas. O estado tem como pilar central a Zona Franca, que recebeu um ataque frontal com a redução do IPI. Temos que ter a coragem de mostrar a importância da Zona Franca. Os governos anteriores não criaram as condições para que o modelo se mantivesse competitivo.

 A indústria do Amazonas é de alta tecnologia. A Zona Franca conseguiu preservar a floresta. O que precisamos é, além de defender o modelo, gerar alternativas econômicas, o que passa por novos produtos e pelo setor mineral. A defesa do Amazonas é a defesa do estado brasileiro”, disse. Para Ricardo Nicolau, o governo federal também precisa garantir uma distribuição justa de recursos financeiros. "O Amazonas é o único estado do norte e nordeste que arrecada mais do que recebe e é preciso que o governo do Estado possa encampar essa luta para que o governo federal invista mais aqui. 

Na aposentadoria rural e no repasse per capita do SUS, por exemplo, somos os menores. É preciso que a gente mostre isso de forma clara”, cobrou. União na defesa de empregos Durante discurso no evento de filiação de Ricardo Nicolau, o presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, disse que a bancada federal da legenda está empenhada em derrubar o decreto que coloca em risco a geração de empregos nas indústrias do Amazonas. “Eu conheço a Zona Franca há muito tempo, mas as pessoas que dirigem o país hoje desconhecem a realidade do Amazonas. Falam mal sem conhecer. 

Vocês vão contar com a nossa bancada em Brasília para derrubar este decreto”, declarou. Já o presidente estadual da legenda, deputado federal Bosco Saraiva, disse que as articulações estão sendo feitas para manter os empregos gerados no PIM. “Nós somos como a Ucrânia. Nesse momento estamos sob bombardeio de uma força poderosa que é o governo federal. Teremos dias difíceis, mas nossa bancada está lutando para manter de pé os empregos. Lutaremos com todas as forças para reverter esse quadro”, declarou.

 Pré-candidatura ao governo do Amazonas Durante o ato de filiação e lançamento da pré-candidatura, Ricardo Nicolau afirmou que coloca seu nome na disputa pelo governo do Amazonas como uma alternativa diferente nas eleições de outubro. Reunindo 30 anos de experiência como gestor no setor privado e também no poder público, o deputado defendeu gestão eficiente e solidariedade com o ser humano para resolver os problemas crônicos do estado. “O Solidariedade será protagonista nas propostas e nas ideias para resgatar o Amazonas do fundo do poço. Estamos com a determinação para construir um caminho diferente que possa trazer gestão eficiente. 

O Solidariedade vai surpreender com uma chapa forte para deputados estaduais e federais, vai participar efetivamente da candidatura ao Senado e, se Deus permitir, vamos construir uma candidatura que expressa o desejo de mudança para o governo. O Amazonas merece e pode mais”, assegurou Ricardo Nicolau. 

 Fotos: Marcelo Cadilhe

Nenhum comentário