SEMULSP REALIZA CORTE E PODA DE ÁRVORES COM RISCO DE TOMBAMENTO EM MANAUS

 

Foto: divulgação

A Prefeitura de Manaus realizou o corte e poda de árvores que apresentavam risco de tombamento na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, zona Sul de Manaus, nesta quarta-feira (2/3). A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou o serviço de corte e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Limpeza Urbana (Immu).

Com cerca de 15 metros de altura, os buritizeiros, árvores que produzem buriti, apresentavam um acelerado processo de apodrecimento na base, que é um grande fator de risco indicativo de tombamento. Segundo o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, no dia 1/3 a Semmas foi acionada, esteve no local para realizar o diagnóstico, constatou o risco de tombamento e em seguida acionou a Semulsp.

“A nossa equipe operacional entra para realizar o corte e a pode das árvores. Mas esse é o cuidado que temos junto com a Semmas de não retirar árvores à toa. E essas realmente estavam em grande risco de tombarem, por exemplo, prejudicou a calçada, mas já evitamos, preventivamente, danos maiores, seguindo a determinação do prefeito David e do secretário Sabá Reis”, destacou Rebouças.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já foi acionada para fazer a restauração da calçada.

Divulgação

Transformação em tijolos e adubos

O que antes viravam lixos e despesas para os cofres públicos, agora são reaproveitados e transformados em tijolos. É assim que a Prefeitura por meio da Semulsp está transformando a madeira proveniente da poda de árvores em todo o município.

Todo resto de tronco de árvores da avenida Eduardo Ribeiro foi encaminhado para fábrica de tijolos e devolvido para utilizar nas restaurações de praças e parques de Manaus. E os galhos das árvores foram triturados, levados para o aterro e transformados em adubo, também para serem utilizados no paisagismo da cidade.

Nenhum comentário