COLAPSO DE PONTE NA ÍNDIA DEIXA AO MENOS 120 MORTOS; VEJA VÍDEO

Centenas de pessoas caem em rio após ponte desabar na Índia Foto: Reprodução

Ao menos 120 pessoas morreram na Índia neste domingo (30), quando uma ponte suspensa da era colonial desabou no estado de Gujarat, disse um ministro do governo regional à AFP.

As autoridades indicaram que cerca de 500 pessoas estavam na ponte comemorando um festival quando os cabos que sustentavam a estrutura cederam, fazendo com que ela desabasse no rio.

"Recuperamos 120 corpos até agora. O balanço poderia aumentar com a continuação da operação de busca", informou P. Dekavadiya, chefe da polícia na cidade de Morbi (oeste), onde ocorreu o acidente.

"As pessoas caíram umas em cima das outras depois que a ponte colapsou. Elas foram em massa até a ponte para celebrar rituais e para o festival do Diwali. Havia muitas crianças e mulheres entre as vítimas", disse uma testemunha à imprensa local.

Assista:

Vídeos difundidos que ainda não tiveram a autenticidade comprovada mostravam pessoas pendurando os restos da estrutura na escuridão e tentando nadar para a margem para se salvar.

A ponte suspensa de 233 metros, construída na era do mandato britânico, foi aberta ao público esta semana após meses de reparos.

A emissora NDTV informou que a ponte tinha sido reaberta na quarta-feira mesmo sem um certificado de segurança, e imagens de vídeo feitas no sábado mostravam a estrutura balançando.

As autoridades lançaram uma operação de resgate após o colapso com submarinos enviados para a área para encontrar os desaparecidos. Dezenas de soldados do Exército e da Marinha indiana participaram dos esforços coordenados.

O plano das autoridades é parar a água da barragem de controle próxima e usar bombas para esvaziar o rio e acelerar a operação de busca.

O primeiro-ministro Narendra Modi, que estava visitando Gujarat, anunciou uma indenização para as famílias das vítimas e dos feridos no acidente.

Modi pediu a "mobilização urgente de equipes para resgate", tuitou seu gabinete. "Ele pediu que a situação fosse monitorada de perto e continuamente e [que as autoridades] estendessem toda a ajuda possível aos afetados".

Em seu site oficial, o governo de Gujarat descreve a ponte como "uma maravilha da engenharia construída no início do século".

Os acidentes em infraestruturas, incluindo pontes, são comuns na Índia por serem construções antigas e pela falta de manutenção.


*Extra

Nenhum comentário