AMAZONAS TEM 106 CASOS COMPATÍVEIS COM A DOENÇA DE HAFF

 

(Foto: Divulgação ADS)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto emitiu um novo informe epidemiológico, nesta quarta-feira (2), em relação ao cenário de rabdomiólise para doença de Haff no Amazonas. No período de janeiro a outubro deste ano, 111 casos foram notificados.

No Amazonas, dos 111 casos, 106 são compatíveis com doença de Haff, correspondendo a pessoas residentes em Itacoatiara (62), Manaus (21), Careiro da Várzea (5), Parintins (4), Manacapuru (3), Itapiranga (2), São Sebastião do Uatumã (2), Borba (2), Urucurituba (2), Tabatinga (1), Boa Vista do Ramos (1) e Codajás (1).

Dois casos compatíveis com a doença estão internados, dos quais 1 em Manaus e 1 em Parintins.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de peixes com toxinas, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.





Nenhum comentário