MANAUS DISPÕE DE CULTURA, DIVERSÃO E LAZER PARA A TEMPORADA DE FÉRIAS


O Museu da Cidade de Manaus alia inovação e regionalismo para apresentar a cidade com interatividade (Foto: Divulgação/Semcom)

Tão bom quanto conhecer outros lugares durante as férias, é poder conhecer um pouco mais sobre a sua própria cidade, sobre a sua própria história e desfrutar disso tudo de forma gratuita. Manaus tem inúmeros espaços que reúnem lazer, belezas naturais, cultura, culinária regional, muito entretenimento e que merecem uma visita durante o chamado período de férias escolares.
Um dos principais cartões-postais da cidade, o Complexo Turístico Ponta Negra possui de mais de cinco quilômetros de calçadão, e no local diversas atividades podem ser realizadas, entre elas dar uma boa caminhada, andar de bicicleta, patinete e patins. Ao longo do percurso encontram-se várias quadras esportivas para a prática de vôlei, futebol, skate e outros esportes.
Durante o dia, a extensa área de praia é um convite à prática de esportes na areia e a um mergulho nas águas do rio Negro. É importante respeitar as boias de segurança existentes dentro do rio, para evitar acidentes. A praia é aberta para banho, nos dias úteis, de 9h às 17h, e sábado, domingos e feriados, de 8h às 17h.
Para apreciar as belezas do complexo turístico, em toda a sua extensão ficam dispostos vários mirantes de onde é possível ver o pôr do sol e ter uma vista privilegiada da ponte Jornalista Phelippe Daou, outra atração da cidade. O complexo turístico possui lanchonetes e quiosques, com oferta variada de comidas e bebidas, e à noite conta também com o funcionamento de uma pequena feira de artesanato.
Floresta
Outro espaço que tem o verde como principal atrativo é o Parque Municipal do Mindu. Localizado na Rua Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, o Mindu disponibiliza de uma extensa área verde preservada no meio da cidade. São cerca de 40 hectares, com trilhas sinalizadas que podem ser exploradas por crianças e adultos de todas as idades.
Nas trilhas, com um pouco de sorte e atenção, é possível se deparar com pequenos mamíferos que habitam o local, como cotias, pacas, bicho-preguiça e com o sauim-de-manaus. Nas copas das árvores é comum se avistar aves de pequeno e grande portes, além de apreciar os cantos dos pássaros.
O parque do Mindu também oferece uma estrutura ao visitante, que inclui um anfiteatro, banheiros, bibliotecas, chapéus-de-palha, playground e um orquidário. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), responsável pela gestão do parque do Mindu, também realiza programações específicas no local, conforme seu cronograma de atividades. A visitação ao Parque Municipal do Mindu pode ser feita de terça-feira a domingo, de 8h às 17h.
Cidade da Criança
O parque Cidade da Criança está localizado na zona centro-sul com estrutura planejada, segurança, recreadores, playground, tirolesa, biblioteca e brinquedoteca, entre outras opções. A visitação é feita de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos fins de semana, sábados e domingos, das 10h às 21h.
Museu expõe a identidade cultural da capital
Entregue à população em outubro do ano passado, o Museu da Cidade de Manaus é a casa que conta a história da cidade e retrata a identidade do povo manauara. O museu funciona no Paço da Liberdade, e retrata a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações, por meio de salas que possuem caráter educativo, lúdico, dinâmico, com o uso de recursos tecnológicos e interativos.
Reunindo beleza arquitetônica, exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais, o Museu da Cidade possui oito salas que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura regional, por meio de exposições de longa e curta durações.
Salas como a ‘Afluentes do Tempo’, que projeta imagens a partir de um reflexo na água, que fica represada em uma espécie de bacia em formato de rio, encanta. No espaço ‘Casas-Cabeças’, casas de diferentes habitantes são apresentadas em fotos em um painel touch screen.

Nenhum comentário