BAIRRO CONSTRUÍDO PELA INICIATIVA PRIVADA RECEBERÁ PRIMEIROS MORADORES ATÉ O FINAL DO ANO


Centenas de apartamentos de diversos tamanhos serão entregues no Parque Mosaico

Até o final de 2019 serão entregues 600 apartamentos da MRV Engenharia, primeira empresa a se instalar no bairro Parque Mosaico, empreendimento da Mixcon em parceria com a DPC, construído, exclusivamente, com recursos da iniciativa privada, localizado na Zona Oeste de Manaus. Quando estiver em pleno funcionamento, o bairro contará com população estimada em mais de 100 mil pessoas, sem contar a enorme quantidade de trabalhadores de empresas que deverão se instalar na região.
Já no início do próximo ano, a expectativa da empresa é de que sejam entregues mais 480 unidades que estão sendo construídas em parceria com a Morar Mais (Construtora Capital). A previsão até o fim de 2020 é de que o novo bairro conte com aproximadamente 3 mil apartamentos entre prontos e em construção para proporcionar qualidade de vida, conforto e comodidade aos moradores.

Parque Ecológico
No Parque Mosaico, o novo bairro que faz divisa com os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versailles, Ponta Negra e Tarumã, será implantado um grande parque ecológico com aproximadamente 730 mil metros quadrados de área verde. O espaço destinado a fauna e flora é quase o dobro da área do Parque Municipal do Mindu, que possui 408 mil m².
Na primeira fase, os moradores poderão desfrutar de uma infraestrutura completa:
•    ciclovias com 2,5m de largura e sempre que possível abrigada e longe da rua para proteger o ciclista;
•    calçadas com três metros de largura na avenida principal,  2,10 metros nos trechos onde serão implantadas as ciclovias e 1,5 metros nas ruas secundárias; dois metros de largura no canteiro central das avenidas;
•    arborização dupla nas calçadas, com árvores dos dois lados da rua que garante sombreamento na caminhada; paisagismo diferenciado, assinado pelo arquiteto Benedito Abbud (calçadas em piso intertravado drenante e valorização de espécies locais);
•    redes de drenagem pluvial, com tanques de retenção que são um mecanismo protetor contra qualquer possibilidade de enchentes;
•    pavimentação em padrão superior e de longa durabilidade (pavimento reforçado para fluxo de veículos pesados);
•    redes de água e esgoto (em todo a extensão do bairro);
•    faixas de pedestres elevadas no nível da calçada agregando acessibilidade (cadeirantes atravessam a rua sem desnível)
•    espaços públicos planejados (praças, igreja, mobiliários urbanos diferenciados)
•    guia de meio fio em padrão americano (concreto extrusado moldado in loco)

O empresário da DPC Empreendimentos, Dalton Cabral, um dos sócios do bairro, explica que o bairro tem área total de 2,5 milhões de m². No local, na parte do terreno que não conta mais com a mata original, serão edificados os prédios, que seguem um padrão internacional de qualidade. No ponto reservado para o parque, existem três nascentes de onde brotam água cristalina. Elas serão preservadas assim como todo o curso do igarapé. 

Onde encontrar

Com o objetivo de atender as diversas demandas dos seus futuros moradores, serão oferecidos apartamentos com as mais variadas tipologias e tamanhos. Os primeiros projetos que estão disponíveis para serem adquiridos têm em média 40 metros quadrados, com sala, cozinha, quartos e área de serviço. Além do morador poder desfrutar das diversas vantagens, projetadas especialmente para trazer uma moradia completa para toda a família.

Para conhecer melhor as vantagens dos empreendimentos disponíveis e visitar os apartamentos planejados, é possível encontrar consultores no plantão de vendas da MRV na Avenida Desembargador João Machado, 6705 A, bairro Alvorada; e nos plantões de vendas da Construtora Capital e Morar Mais, localizados nos shoppings Sumaúma e Amazonas e na avenida Mário Ypiranga, 1655, Adrianópolis.

Segundo o empresário Jose Henrique Loureiro Lanna, sócio-diretor da Mixcon Incorporadora, o bairro apresenta um conceito inovador, que está sendo amplamente difundido em todo o mundo, o “Novo Urbanismo”, que alia inovação à qualidade de vida, promovendo sinergia entre os diversos tipos de uso: moradia, comércio, serviços, lazer, cultura. Os espaços são interligados, propiciando a “walkability”, tendência mundial de resgate da caminhada. A concentração das principais demandas dos moradores na mesma área evitará o deslocamento para outras regiões da cidade e, por consequência, a diminuição da perda de tempo em congestionamentos e estresse.


Projeto
O bairro Parque Mosaico ocupa uma área de 2,5 milhões de m². O novo bairro modelo de Manaus tem prazo de implantação estimado em 10 anos. A primeira empresa a aderir a este grande projeto, foi a MRV Engenharia. A maior construtora da América Latina e uma das maiores do mundo. 

O Projeto de Urbanismo do novo bairro é assinado pela DPZ (Duany Plater – Zyberk & Company), empresa de arquitetura e urbanismo sediada na Florida, Miami, sendo um dos maiores escritórios do segmento no mundo. É o escritório autor do Novo Plano Diretor da cidade de Miami. O Projeto de paisagismo do bairro leva a assinatura de Benedito Abbud, referência nacional em paisagismo, com mais de 50 (cinquenta) projetos desenvolvidos em Manaus.

O bairro tem público residente estimado em 100 mil pessoas ao longo de todas as suas fases. Serão 25 mil unidades habitacionais instaladas em edifícios. Diversas centralidades compostas por equipamentos comerciais de pequeno e grande porte atenderão tanto os moradores do Parque Mosaico quanto os que residem no entorno.

Segundo Lanna, a área comercial do bairro irá dispor de gestão centralizada: “As áreas comerciais se difundem ao longo do projeto, com destaque para uma rua de uso misto, denominada neste projeto de “Calçadão”. Neste local, funcionará um complexo composto por lojas de rua com espaços para padaria, mercearia, cursos profissionalizantes, açougue, salão de beleza, sapateiro, butique, assim como lojas de rede ou de franquia assim como todo tipo de operações comerciais e de conveniência.

Nenhum comentário