últimas

NUMA SESSÃO EMOCIONANTE, ARLINDO JR RECEBE A MAIS ALTA COMENDA DA ASSEMBLEIA

 DEP SAULLO VIANNA, AUTOR DA PROPOSITURA; ARLINDO JR E JOSUÉ NETO
O artista Arlindo Junior, famoso por sua contribuição à cultura amazonense, recebeu, nesta quinta-feira (29), a Medalha Ruy Araújo durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Bastante emocionado, Arlindo agradeceu ao autor da propositura, deputado Saullo Vianna (PPS) e a todos que oram pela sua recuperação.

Conduzida pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto, a solenidade teve momentos de muita emoção tanto do homenageado quanto do público presente. Familiares, amigos, artistas e autoridades lotaram o Plenário Ruy Araújo para prestigiar, o Pop da Selva, como é conhecido Arlindo Jr.
Josué parabenizou Saullo pela propositura. “Sou amigo do Arlindo há muito tempo, e esse evento proposto pelo amigo Saullo Vianna, é uma homenagem justa por tudo que Arlindo fez pela nossa cultura”, disse o presidente.

Da tribuna, Saullo falou que Arlindo além de amigo é o ídolo da infância. “Tenho a felicidade de conhecer o Arlindo desde criança, pois cresci no município de Parintins e dentro do movimento de amigos do Caprichoso, onde Arlindo começou a escrever sua história com o Festival de Parintins. Nasci dentro da cultura do boi e o Arlindo é o ídolo da minha infância. Uma alegria poder, agora como deputado, prestar essa singela e justa homenagem ao meu amigo”, explicou.

O deputado, que é presidente da Comissão de Promoção Social e Cultural da Aleam, frisou que Arlindo é um dos principais responsáveis pela popularização do ritmo do Boi Bumbá em Manaus e restante do país. “Junto com o David (Assayag), que na época era levantador de toadas do boi contrário, Arlindo foi pioneiro em levar sua voz e disseminar o nosso Festival em Manaus e no restante do país. Pela grande contribuição que Arlindo deu para nossa história, hoje essa Casa concede a mais importante do comenda, que é a Medalha Ruy Araújo.”

Bastante emocionado, Arlindo agradeceu a honraria e a todos que de forma direta ou indireta, o ajudam a enfrentar a batalha contra o câncer. “Essa homenagem não é só minha, é de todos que estão aqui, de cada um que torceu, que orou e que me deu energia para eu estar de pé, falando para vocês. Tanta emoção ver amigos queridos nesta sessão, é impossível não chorar. Fiz questão de trazer toda minha família. Sou grato a todos por esse momento”, disse Arlindo.

Os amigos e também cantores do movimento bovino dentre eles, Prince do Boi, David Assayag, Klinger Araújo cantaram juntos com Arlindo algumas toadas que animaram todo público presente. Mas o momento de grande emoção foi durante a música gospel Raridade.

Dentre as autoridades que prestigiaram a homenagem, Marcos Apolo, secretário de Estado de Cultura; Desembargador Yedo Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas; Bernardo Monteiro de Paula, Diretor-Presidente da Manauscult; Vereador Hiram Nicolau, presidente em exercício da Câmara Municipal de Manaus; David Melo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Carol Regina Rocha, representando a Defensoria Pública do Estado; Lene Medeiros, Diretora-Presidente da Amazonastur, Marco Aurélio CHoy, presidente da OAB-Amazonas, Jender Lobato, vice-presidente do Caprichoso.

Medalha Ruy Araújo

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo instituída por iniciativa da então deputada Socorro Dutra Lindoso, mediante a apresentação do Projeto de Lei N. 01, de 13 de março de 1981.

O referido Projeto de Resolução Legislativa veio a ser aprovado pelo Plenário do Legislativo amazonense, sendo transformado na Resolução Legislativa n. 105, de 18 de maio de 1981.
A comenda homenageia as pessoas que se destacaram por seus méritos feitos nas esferas política, jurídica ou cultural, tanto mais quando tais realizações se revertem a favor do povo do Amazonas.
Possui, portanto a marca do compromisso republicano, ao tempo em quem se dirige a festejar o comportamento politicamente correto e capaz de gerar elevados ganhos para a vida societária.


Foto: Samuel Costa e Joel Arthus

Nenhum comentário