WILSON LIMA FAZ VISITA AO PELOTÃO DE FRONTEIRA E PARABENIZA EXÉRCITO NO COMBATE AO TRÁFICO E CRIMES AMBIENTAIS




Fotos: Maurílio Rodrigues / Secom



O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou a programação da segunda edição do “Amazonas Presente”, nesta quarta-feira (28), com uma visita ao 2⁰ Pelotão de Fronteira (PEF) do Exército, em Ipiranga (a 147 quilômetros de Tabatinga), às margens do rio Iça, na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. Wilson Lima conheceu a estrutura do pelotão, onde destacou a importância do Exército na região, e visitou famílias da comunidade Ipiranga. 

O “Amazonas Presente” é o programa do Estado que leva para mais próximo da população os serviços do Governo e, nesta edição, atende municípios da região do Alto Solimões, com gabinete provisório do governador instalado em Tabatinga (a ... quilômetros de Manaus). As ações iniciam hoje e vão até sexta-feira, dia 30 de agosto.

“O Exército tem um papel fundamental nesse processo de proteção da nossa floresta. Fiz questão de vir aqui cumprimentar o comandante e os militares que estão sob seu comando que, além de fazerem a proteção ostensiva, também trabalham com essas ações sociais de atendimento na área médica e de cidadania por aqui”, ressaltou o governador, que foi recebido pelo comandante do 2⁰ PEF, tenente Isaudo Monteiro Filho.

Wilson Lima destacou, ainda, que a extensão e distância das fronteiras exigem um trabalho integrado das forças de segurança. “A nossa fronteira é muito extensa, a maioria em áreas muito remotas. Aqui a gente está na fronteira com a Colômbia, há uma atividade muito intensa de transporte de produtos e, principalmente, a questão do tráfico de drogas, que é muito combatido por esse pelotão, com o apoio, em algumas situações, das polícias Militar e Civil”, frisou. O secretário de Segurança do Amazonas, coronel Louismar Bonates, também acompanhou a visita.

Combate ao crime

Ao todo, o Exército tem 24 pelotões de na região de fronteira da Amazônia Brasileira. O fortalecimento da parceria entre Exército e Governo do Estado vai intensificar a atuação no combate a crimes como tráfico de drogas e armas, além de crimes ambientais na região.

“É muito gratificante receber a visita do governador do Amazonas aqui no pelotão e poder ver as nossas possibilidades e limitações, assim como a intenção e ajuda do governo junto ao Exército, representado aqui pelo Segundo Pelotão Especial de Fronteira Ipiranga. A nossa missão aqui é combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais. Nós temos militares 24 horas por dia, sete dias por semana, realizando a fiscalização da entrada do rio Içá”, explicou o tenente Isaudo Monteiro Filho.

Melhorias

Em conversa com moradores da comunidade de Ipiranga, onde vivem cerca de 350 pessoas, o governador visitou a Escola Estadual Presidente Vargas e afirmou que vai estudar a possibilidade de instalar um purificador de água do sistema Salta-Z, na localidade, já que as famílias têm dificuldade de acesso à agua potável. Há quase 20 anos um governador não visitava a comunidade. Wilson Lima é o segundo a fazê-lo.  

Amazonas Presente

A segunda edição do Amazonas Presente segue até sexta-feira com programações em Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, além de Tabatinga. A programação inclui ações nas áreas de saúde, educação, produção rural, segurança, justiça e cidadania. Ainda nesta quarta-feira, o governador visita São Paulo de Olivença e volta à Tabatinga para programação que inclui

Nesta quarta-feira (28), a agenda segue com atividades em São Paulo de Olivença e retorna a Tabatinga, onde o governador se reúne com representantes das forças de segurança da tríplice fronteira.




Nenhum comentário