PCD’S DEBATEM POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALEAM


Debates sobre inclusão, respeito, direitos para pessoas com deficiência marcaram a manhã desta segunda-feira (30) durante Audiência Pública realizada pela Deputada Joana Darc (PL) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com o tema: A gente não quer só direitos. A gente quer direitos, inclusão, igualdade e respeito”, o evento realizado em parceria com o Comitê de Representação das Pessoas Com Deficiência do Amazonas (CRPD-AM), discutiu sobre os anseio e necessidades da classe. 

Joana Darc ressaltou a importância da discussão da temática para que soluções efetivas sejam encontradas para que todos tenham seus direitos alcançados. “Tivemos um momento muito produtivo onde pude ouvir os representantes de organizações e associações de pessoas com deficiências e todos os participantes presentes, que falaram sobre suas necessidades e anseios” declarou a parlamentar.

Paulo Lamego, presidente do CRPD-AM, destacou a relevância do debate para que as necessidades e desafios sejam atendidos pelo poder público. Na oportunidade, Lamego entregou um ofício para a líder do Governo com propostas ao executivo para que os anseios das pessoas com deficiência sejam olhados com atenção.

Representando o Governo do Estado, a titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lima, usou parte do discurso para elencar os avanços significativos que a gestão atual teve nestes nove meses de 2019 para o segmento, como o alcance a quase novos cinco mil pessoas com deficiência cadastradas na secretaria. "É nosso papel de levar políticas públicas a todo o Estado e nosso Amazonas tem uma representatividade muito grande. Sabemos que ainda há muito o que fazer e eu confio no Governo que aí está. Fizemos em 9 meses o que nunca fizeram em oito anos, então é preciso sensibilizar a sociedade sobre quem somos, o que somos e para o que viemos", disse.

Debates



Moisés Bauer, presidente do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas da Pessoa com Deficiência no Brasil, reforçou  a importância do apoio do legislativo para que ideias e políticas públicas sejam construídas junto com quem realmente sabe das necessidades e desafios enfrentados por PCDs.

Socorro Gil, presidente da Federação das Apaes do Amazonas, destacou os desafios que PCD’s enfrentam no dia a dia e a importância do desenvolvimento de políticas públicas para que todos tenham uma vida melhor e inclusiva. “Nós lutamos todos os dias para construção de políticas públicas que venham facilitar a vida do deficiente no nosso estado. Queremos inclusão efetiva para que possamos ter uma vida melhor. E momentos como este são de suma importância pois podemos ser ouvidos por quem realmente pode fazer algo pela nossa classe”, reforçou Socorro.

Os desafios do deficiente concurseiro também foi tema de debate da audiência pública, que questionaram os métodos atuais utilizados para aplicação das provas em concursos no estado. “Ainda é preciso que seja aperfeiçoado pois deixa muito a desejar, chegando a prejudicar em alguns casos”, informou o deficiente visual, Wellington Carvalho.

Representando a Federação das Apaes do Brasil, a coordenadora nacional da Família e presidente da Apae no Distrito Federal, Diva Marinho, colaborou apresentando algumas atividades de referência que são desenvolvidas pela Apae em Brasília e reforçou o papel fundamental que as associações desenvolvem para a melhoria da vida de PCD’s. “É necessário que o poder público dê mais atenção para esta causa e para as associações órgãos que trabalham com PCD’s, pois segundo o IBGE são mais de 500 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, é um número significativo e precisa de propostas e soluções efetivas para que todos tenham uma vida digna”, destacou Diva Marinho.

Joana Darc, se comprometeu em fazer a interlocução com o executivo para que todas as demandas sejam analisadas e atendidas. “Falarei por vocês e vou levar os resultados dessa audiência para que vejam o quanto é fundamental que medidas efetivas sejam tomadas e a partir dos assuntos aqui abordados possamos desenvolver políticas públicas mais eficazes, e que neste mandato, eu possa dar voz para que as demandas sejam implementadas com efetividade para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, finalizou a parlamentar.

Nenhum comentário