ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR OCORRE NESTE DOMINGO EM MANAUS; VEJA COMO VOTAR

Foto: Reprodução Internet

Neste domingo (6), no horário das 8h às 17h, é realizada eleição para eleger conselheiros tutelares de Manaus para o quadriênio 2020-2023. Serão eleitos por voto popular membros titulares e suplentes que irão trabalhar para garantir os direitos de crianças e adolescentes em cada zona da capital. 256 candidatos aptos a concorrer às vagas.
O pleito vai envolver mais de 3 mil trabalhadores, entre servidores e bolsistas de todos os órgãos municipais, além do apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Em Manaus, a eleição terá como meio de votação 495 urnas eletrônicas distribuídas em 145 escolas de votação.
“Nosso intuito é deixar o eleitor tranquilo, por isso montamos um grande esquema de logística, com parcerias entre órgãos governamentais e secretarias, além da capacitação de todos que irão atuar frente ao processo. É importante frisar que iremos ter promotores da infância e juventude em cada uma das nove zonas eleitorais, para contribuir na fiscalização”, destacou a presidente interina do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Maria Carvalho.

Escolas

A todo, 126 escolas da zona urbana e 19 da zona rural são escolas-polo. As unidades agregam os locais de votação que a população costuma votar nas eleições tradicionais. Pela internet é possível consultar a escola-polo que o eleitor votará no dia do pleito:

“É importante a participação da população na votação, bem como consultar o site para sanar as dúvidas, principalmente em relação ao local de votação, pois nem sempre a escola que o eleitor vota na eleição majoritária será a mesma na eleição do conselho”, ressaltou a presidente interina do CMDCA, Ana Maria.

Apuração

Uma estrutura foi sendo montada para o momento da apuração com o apoio técnico dos profissionais da Tecnologia da Informação (TI) das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Semasc e outros órgãos, segundo a Prefeitura. Além de auditores do Ministério Público de Estado (MPE-AM) e TRE-AM, que fiscalizarão a inserção de dados do Boletim de Urna (BU) no sistema de apuração.

Quem pode votar

Todas as pessoas com mais de 16 anos e que tenham título regular com inscrição nas zonas eleitorais da cidade em que vivem poderão votar neste domingo (6), em todo o país, para a escolha de conselheiros tutelares.

Quais são as atribuições dos conselheiros?

  • Atender e aconselhar os pais ou responsável pelas crianças e adolescentes;
  • Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança para crianças e adolescentes;
  • Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
  • Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
  • Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
  • Representar ao MP, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

Qual a duração do mandato?

Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.

Quando e onde será a votação?


No domingo, 6, das 8h às 17h, em 145 pontos da cidade.
Para saber o local onde você pode votar, clique aqui.

Quem pode votar?

Todos os cidadãos maiores de 16 anos, com título de eleitor registrado no município.

O que é preciso levar?

Para os eleitores regulares com a Justiça Eleitoral, é preciso levar o título de eleitor e um documento com foto.

O voto é obrigatório?

Não, é facultativo.

Quem são os candidatos?

Clique aqui e veja a lista completa de candidatos para cada unidade de Conselho Tutelar da cidade de Manaus.

Fonte: G1

Nenhum comentário