PREFEITURA DE MANAUS ANUNCIA REVITALIZAÇÃO DA PONTE DO EDUCANDOS DENTRO DAS OBRAS PELOS 350 ANOS DE MANAUS



Com mais de 40 anos, a ponte Antônio Plácido de Souza, que liga o bairro Educandos ao Centro, pela primeira vez, será totalmente revitalizada pela Prefeitura de Manaus. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira, 25/10, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, dentro do pacote de obras lançadas em homenagem aos 350 anos da cidade.

“No Educandos se respira história. Essa ponte é boa para o trânsito, mas também é um monumento que faz parte da história da cidade, é testemunha de muitas viradas históricas dessa terra e tem muito a ver com esses 350 anos de Manaus. Vai ser uma obra que vai dar muito gosto”, destacou o prefeito durante o lançamento do projeto.

Acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e de grande parte de seu secretariado, o prefeito percorreu algumas ruas do entorno da ponte do Educandos, conversando com moradores e tranquilizando-os quanto ao avanço da obra, que não deve interromper em sua totalidade o fluxo de veículos na passagem.

Recebido com entusiasmo pela população, o prefeito falou sobre outras ações para melhorar a qualidade de vida na capital, que se destaca no cenário nacional como a mais equilibrada fiscalmente e com uma das previdências mais ajustadas do país. “E vem aí o tetracampeonato da melhor Previdência. É tudo que quero para o meu time”, brincou o prefeito ao dizer que “Manaus é meu time, com ataque avassalador, com as defesas fechadas, contas certinhas e muita vontade de fazer bem ao seu povo”, finalizou.

A revitalização da ponte Antônio Plácido de Souza integra o pacote iniciado ainda no começo da gestão do prefeito Arthur Neto para recuperação de pontes em toda a cidade e que mapeou cem estruturas, das quais dezenas foram recuperadas, como as duas pontes da avenida São Jorge, a do Nova Esperança, a do Alvorada, a do Nova República, a da avenida Brasil, a Cecília Meirelles e tantas outras. O programa de recuperação de pontes prioriza as estruturas mais danificadas pelo tempo, mapeando ainda as outras com média e baixa criticidades.


Projeto

A obra para recuperação da ponte do Educandos foi licitada e tem como empresa vencedora do processo, a Procec Construção Pesada. O projeto contempla a recuperação das patologias construtivas com a troca do pavimento, recuperação do tabuleiro na face superior e inferior, revitalização das vigas de borda e transversinas, impermeabilização dos blocos de fundação, construção de novo guarda-corpo e a construção de guarda-roda.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os trabalhos já se iniciaram com a limpeza da área, instalação do canteiro e chegada do maquinário. A meta é que o projeto de revitalização seja executado sem que seja necessária a interdição total da ponte, a exemplo do que tem sido feito em outras obras da prefeitura, como na avenida Constantino Nery, no Manoa e na bola da Suframa.

“A primeira fase das obras será na parte inferior da ponte, aproveitando que a cota do rio está baixa, para fazer todo reforço na base da estrutura. Quando começar o período de cheia do rio, já teremos passado essa fase e estaremos subindo para o tabuleiro, guarda-corpo e parte superior da ponte”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Mais de 30 trabalhadores irão atuar na execução do projeto e os serviços devem ser concluídos no prazo estimado de 180 dias.




Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Nenhum comentário