AMAZONAS E PARÁ INTEGRAM CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE PESSOAS

                               
                                                                    (Foto:Divulgação)
A Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) e a Polícia Federal (PF) começaram nesta quarta-feira (29) a distribuir um folheto informativo com alertas de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, que é crime. Serão distribuídas cerca de 500 mil unidades no momento em que a pessoa for retirar o passaporte emitido pela PF nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Goiás, do Ceará, Pará e Amazonas.
O material contém QR Code, com um link que vai diretamente para a página do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combate a esse crime. O informativo também orienta vítimas e testemunhas a denunciarem casos ao Disque 100 e ao Ligue 180, de forma anônima.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram escolhidos devido à alta expedição de passaportes. Goiás e Ceará, por terem grande número de denúncias. Já os Estados do Norte foram incluídos em função do grande fluxo de imigrantes venezuelanos. O Distrito Federal entra no projeto por Brasília ser o entroncamento e ponto central de ramificações de voos internos e externos do País.

Orientação

De acordo com o coordenador-geral de Defesa Institucional da Polícia Federal, Roberto Mello Milaneze, o objetivo é qualificar as denúncias recebidas, combater a subnotificação de tráfico de pessoas e orientar a população sobre como identificar esse tipo de crime e procurar as autoridades responsáveis.
“Sempre houve campanhas para combater o tráfico de pessoas com foco nos aeroportos do País. A PF, conversando com o MJSP, chegou  à conclusão de que talvez fosse mais efetivo atingir esse público antes que eles estivessem prontos para viajar. Uma vítima potencial não vai desistir de viajar quando já estiver no aeroporto, mesmo que veja uma campanha no aeroporto. A ideia é antecipar essa decisão e a percepção de poder ser uma vítima”, disse.
*Agência Brasil 

Nenhum comentário