WILSON VISITA FÁBRICA DA ZFM E ANUNCIA MAIS APOIO À PRODUÇÃO DE BORRACHA

Foto: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), conheceu nesta quinta, 31, o projeto da multinacional francesa Michelin para ampliar a produção de pneus no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Na visita à fábrica Neotec, na AM-010 (Manaus-Itacoatiara), acompanhado pelo superintendente da ZFM (Suframa), Alfredo Menezes Júnior (ex-PSL, sem partido), e secretários do governo, Wilson disse aos empresários que o estado incentiva a cadeia de produção da borracha.
“A empresa tem o plano de dobrar, até 2024, a aquisição de matéria-prima e a contratação de mão-de-obra para a indústria local. Isso é muito bom para o Amazonas porque, além de ampliar a oferta de vagas de empregos diretos, nós temos a chance de alavancar a produção da borracha local e gerar emprego e renda para muitos produtores”, disse Wilson Lima.

Planos e demanda


O presidente da Michelin para a América Latina, Nour Bouhassum, apresentou ao governador o plano de trabalho para aumentar em 100% a aquisição de borracha natural nos próximos dois anos.
A ideia é abrir pelo menos mais 300 vagas de empregos diretos e outros 900 indiretos. Em 2019, o grupo já empregava 900 trabalhadores de forma direta e mais de 2.500 indiretamente, segundo dados da multinacional.
“O grupo pretende aumentar as exportações para o mercado nacional e países da América do Sul, além do México. Nós, enquanto Governo do Amazonas, já estamos trabalhando para esse novo momento. Imagine quantos produtores não querem se dedicar a essa atividade, mas não conseguem apoio? É aí que nós entramos, vamos apoiar aquele pequeno extrativista e vamos incentivar a produção”, afirmou Wilson.
Segundo ele, o governo pagou, por meio da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), a subvenção da borracha aos produtores, que estava atrasada.
“Tenho certeza de que estamos diante de um marco na história da cadeia produtiva da borracha no Amazonas”, disse.
“A borracha tem grande potencial, e a indústria de pneus Michelin mostrou que precisa comprar 1.500 toneladas em 2020, e nossa produção em 2019 foi de apenas 400 toneladas”, disse o secretário de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior.

Nenhum comentário