NO DIA DO PSICÓLOGO, PROFISSIONAIS DA SEDE DO GOVERNO COMEMORAM PROJETO DE ATENDIMENTO A SERVIDORES


Foto: Bruno Zanardo/Secom
Neste 27 de agosto é comemorado o dia do psicólogo, um profissional apto a cuidar da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, na sede do Governo do Estado, duas psicólogas executam o projeto “Promoção de qualidade de vida para os servidores lotados na sede: Saúde e bem-estar mental”, coordenado pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Formada em Psicologia desde 2010, a servidora e psicóloga Maria do Carmo Lopes desenvolveu o projeto pensando em contribuir com o bem-estar dos funcionários da sede. “Acredito que o desejo de conhecer mais sobre a Psicologia entrou na minha vida desde muito cedo, eu sempre gostei de ajudar, sempre gostei de pessoas, de estar no meio das pessoas. E, hoje, poder colaborar com a melhoria da qualidade de vida do outro através do meu trabalho é a minha maior satisfação”, enfatizou.
Para a psicóloga Francilene Dourado, colaborar com o projeto tem sido um privilégio. “Tem sido gratificante fazer parte desse projeto maravilhoso que tem um olhar direcionado para o servidor, poder dar o suporte necessário para quem nos procura. Perceber que meu trabalho está contribuindo para que eles tenham uma nova perspectiva em suas vidas é uma grande alegria”, ressaltou.
A  secretária executiva do FPS, Ediane Venâncio, reconhece a importância do psicólogo em sua equipe. “São eles que nos ajudam a cuidar de um dos aspectos essenciais em nossas vidas: a saúde mental. Nosso maior objetivo, juntamente com este profissional, é  proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas para que, assim, desenvolvam melhor suas atividades”.
As psicólogas Maria do Carmo Lopes e Francilene Dourado têm realizado atendimentos individuais para 13 pessoas, já a terapia em grupo conta com um grupo médio de 20 servidores nas reuniões semanais. De acordo com o servidor Augusto César, um dos participantes da terapia em grupo, os momentos de reunião têm sido valiosos. “Eu não acreditava muito no poder dessas terapias em grupo, resisti em participar, mas após duas reuniões, já mudei meu pensamento e estou gostando muito, estou mais ativo, mais participativo e tem sido muito bom. A psicóloga Maria do Carmo tem sido o elo que uniu e une esse grupo e tem mudado nossa vida”, salientou Augusto.
Atendimento - Para receber o atendimento individual, os servidores lotados na sede devem procurar a equipe de serviço social do FPS e realizar o agendamento. A reunião do grupo de terapia coletiva é realizada no auditório da sede do Governo, todas às quintas-feiras, das 14h às 16h, e a participação é livre.

Nenhum comentário