EM BRASÍLIA, JOSUÉ BUSCA PARCERIAS DO GOVERNO FEDERAL PARA MELHORAR SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAZONAS

Foto: Alberto César Araújo
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), teve uma agenda extensa na quinta-feira (10), no Ministério da Justiça e Segurança Pública com objetivo de trazer recursos para combater a criminalidade, narcotráfico e melhorar o trabalho da polícia nas regiões de fronteira do Amazonas com outros países da América do Sul.

De acordo com o parlamentar, a primeira reunião aconteceu por volta das 10h30, com Dr. Jeferson Lisboa, secretário Nacional de Operações Integradas (Seopi), com quem tratou sobre a forte presença do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA) no Amazonas, que vem possibilitando grandes avanços para os operadores de fronteira, visando em especial, o duro combate ao narcotráfico.
Durante a reunião, o secretário Dr. Jeferson Lisboa falou sobre todos os investimentos que a Seopi, por meio, do Ministério da Justiça e Segurança Pública está realizando na região.
Combate as drogas
Em um segundo momento, Josué Neto foi recebido pelo Dr. Luiz Beggiora, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o qual se mostrou parceiro do Amazonas e ouviu as demandas prioritárias apresentadas pelo presidente da Assembleia Legislativa.
Na reunião, Beggiora se comprometeu com os projetos do Senad no Amazonas e Josué Neto colocou o Poder Legislativo à disposição do Governo Federal como grande parceiro para que a política nacional antidrogas possa avançar no Amazonas, principalmente, voltado aos jovens, que estão sendo recrutados diariamente por facções criminosa para trabalhar no tráfico de entorpecentes.
Recursos
No fim da tarde, o presidente do Poder Legislativo do Amazonas se reuniu com o Dr. Rooney Matsui, secretário Adjunto Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde foram tratados temas voltados para a destinação de recursos ao Amazonas, para equipamentos de proteção, capacitação, munição para prática de treinamento de tiro, apoio logístico e políticas públicas a serem implementadas pelo Governo Federal.
Segurança Pública
Neste ano, o Poder Legislativo do Amazonas aprovou as emendas de Josué Neto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que autoriza o governo a incluir no orçamento de 2021 recursos para a realização de concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (PCAM) para aumentar o efetivo da instituição e combater a criminalidade, e também propôs que o Estado passe a assegurar a efetiva atualização e capacitação profissional dos servidores e agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), através de cursos técnicos.

Nenhum comentário