últimas

GOVERNO DO AMAZONAS, POR MEIO DA SES-AM, INICIA ENTREGA DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIAS ORTOPÉDICAS


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), adquiriu 40 perfuradores ósseos que vão permitir o aumento no quantitativo de cirurgias ortopédicas ofertadas pela rede de urgência e emergência do Estado. A previsão é que os equipamentos sejam distribuídos já no mês de outubro aos hospitais e prontos-socorros adultos e infantis da capital que realizam esse tipo de procedimento. A ação faz parte da reestruturação da saúde, atendendo a determinação do governador Wilson Lima.

O secretário executivo Adjunto de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Moab Amorim, explica que os perfuradores ósseos são utilizados na instalação das próteses e órteses das cirurgias ortopédicas.

“A secretaria sai do serviço de locação de quatro a cinco peças por unidade para ter 40 aparelhos desse só na rede de urgência e emergência, otimizando esse processo de cirurgia, aditivando em quase 300% o número procedimentos na urgência e emergência específicas de pronto-socorro”, explicou.

O secretário destaca que os atendimentos serão mais ágeis, e o tempo de espera para a realização da cirurgia se tornará reduzido. “Vamos ter como executar muito mais procedimentos e operar muito mais pacientes no decorrer de uma semana, sem ficar preocupados com a nossa porta de entrada, levando em consideração que a gente tem um índice gigantesco de fraturas de acidentes de trânsito com lesão grave óssea”.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), segundo Moab Amorim, segue sendo a unidade referência para a realização dos procedimentos de ortopedia especializados, para o tratamento de fraturas de quadril e joelho e colocação de próteses para esse tipo de lesão.

Outros equipamentos – A Secretaria de Estado de Saúde também vai iniciar, nas próximas semanas, a distribuição de 12 novos aparelhos de anestesia para a rede estadual de saúde e que vão substituir equipamentos alugados, auxiliando na abertura de salas de cirurgias.

A distribuição dos equipamentos se dará da seguinte forma: o Hospital Francisca Mendes receberá dois; e as maternidades Ana Braga, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Nazira Daou, o Instituto da Mulher Dona Lindu, os hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, além da FHAJ, receberão um aparelho cada.


FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Nenhum comentário