OPERAÇÃO DA SSP-AM DETÉM 14 ENVOLVIDOS COM TRÁFICO E APREENDE 14 ARMAS DE FOGO NA ZONA NORTE DE MANAUS


Em três dias de operação na zona norte de Manaus, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) efetuou a detenção de 14 envolvidos com o narcotráfico e apreendeu 14 armas de fogo que eram utilizadas para a prática de homicídios na capital. Parte das armas apreendidas era de grosso calibre, incluindo um fuzil 762. Houve prisões de membros de duas facções ligadas ao tráfico de drogas, que se preparavam para um ataque criminoso. 

O balanço da operação foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (04/09), pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus. O subcomandante-geral da Polícia Militar, Ronaldo Negreiros, e o diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior, Delegado Bruno Fraga, participaram da coletiva, ao lado de outras autoridades policiais. 

A operação ocorreu no Mutirão, bairro Novo Aleixo, na comunidade Nossa Senhora de Fátima e no bairro Tancredo Neves. 

As ações iniciaram na última terça-feira (01/09), quando os policiais militares e civis conseguiram interromper, na madrugada, a ação criminosa de um ‘bonde homicida’ no momento em que se dirigiam para um ataque a traficantes rivais no Mutirão. Além de prendê-los, os policiais também capturaram os infratores que seriam alvos dos criminosos. 

Nessa etapa da operação, nove pessoas de facções rivais foram detidas, sendo seis homens e três adolescentes. Foram presos os quatro integrantes do grupo criminoso que se preparava para atacar e os cinco membros da facção rival. 

Nesta quinta-feira (03/09), outras cinco pessoas foram detidas, entre elas, Maycon Lima Castro, de 24 anos, vulgo “Cachacinha”. Ele é apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua na zona norte da capital amazonense. 

Maycon foi preso em flagrante com armas de fogo, incluindo de grosso calibre. A prisão ocorreu na rua Mário Ipiranga, no Tancredo Neves. Desde o início da operação, ele vinha se movimentando por bairros da zona norte, tentando fugir. Ontem à tarde, os policiais localizaram o carro, onde ele estaria, abandonado e, em seguida, o encontraram em fuga, com uma pistola na cintura. 

Com o infrator, a polícia localizou três espingardas, duas pistolas, sendo uma 9mm, um revólver e um fuzil. A suspeita é de que essas armas eram utilizadas pelos membros do grupo criminoso para a prática de homicídios. 

Foram aprendidas sete pistolas de calibres 9mm (4), calibre 380 (2), calibre 40 (1), além de um fuzil 762, três espingardas de calibres 20 e 12 e um revólver 38. Além das armas, a ação também resultou na apreensão de cerca de 200 trouxinhas e porções de oxi. 

O comandante-geral de Policiamento do Interior, coronel Franclides Ribeiro; o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Flávio Diniz; e o delegado Juan Valério, coordenador do Grupo Fera, da Polícia Civil, também prestaram esclarecimentos aos jornalistas sobre as ações da polícia nesta semana. 

Quem tiver informações que ajudem a polícia a identificar e localizar mais envolvidos com a criminalidade, pode ligar para o 181, o Disque-denúncia da SSP-AM, de forma sigilosa. 

Fotos: Carlos Soares / SSP-AM

Nenhum comentário