PREFEITURA CELEBRA ‘DIA DA ÁRVORE’ COM PLANTIO SIMBÓLICO NESTA SEGUNDA-FEIRA



 A capital amazonense recebeu nos últimos quatro anos quase 40 mil novas árvores em 114 espaços públicos, com ações realizadas pela Prefeitura de Manaus. Os dados são referentes ao programa “Arboriza Manaus”, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e com o apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Em comemoração aos números expressivos e para marcar o Dia Nacional da Árvore, o órgão ambiental realizará uma ação simbólica de plantio às 9h desta segunda-feira (21), na zona Centro-Sul.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, datas como o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Dia da Amazônia, em 5 de setembro, e o Dia da Árvore, contribuem para reforçar a necessidade de manutenção da floresta em pé e de uma cidade mais arborizada. “Temos feito nossa parte, enquanto poder público, reforçando o dever que cada um de nós temos de proteger a Amazônia manauara, mas precisamos urgente de uma revolução intelectual em escala global para o entendimento de que defender uma árvore de qualquer bioma do território brasileiro é defender a Amazônia e, sobretudo, proteger a soberania nacional”, afirmou.

Para comemorar a data, técnicos da Semmas farão o plantio simbólico de três sumaumeiras, árvore símbolo da Amazônia, que passarão a compor o paisagismo da Bola das Letras, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. As árvores, cada uma com aproximadamente 3 metros de altura, ficarão dispostas nos três canteiros da rotatória. A data será marcada também pela distribuição de mudas e instalação de placas na área verde do conjunto Renato Souza Pinto, na Cidade Nova, zona Norte.

Paisagismo

Paralelamente ao trabalho de arborização, a Prefeitura de Manaus passou a implementar também ações de paisagismo com a associação de espécies ornamentais em jardins implantados em canteiros, rotatórias e logradouros públicos. O trabalho é coordenado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, que integra diversos órgãos municipais, inclusive a Semmas.

“Todos nós ganhamos com uma cidade mais verde, por isso nos alegra tanto alcançarmos essa marca. Além das árvores, tão fundamentais e necessárias para todos nós, especialmente por nosso clima, o paisagismo também avança, nos trazendo conforto visual”, destacou a presidente da comissão, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo dados da prefeitura, em 2016, foram plantadas 21.108 mudas ornamentais; em 2017, foram 40.629; em 2018, 73.217, e em 2019, 99.663. Este ano, 14.808 até junho, totalizando 249.426 mudas. Com a implantação dos novos projetos de paisagismo anunciados pelo município para 35 locais, a estimativa é duplicar o número de mudas ornamentais.

Nenhum comentário