AMPLIAÇÃO DE LEITOS E OFERTA DE CIRURGIAS ESTÃO ENTRE AS MELHORIAS IMPLEMENTADAS


Wilson Lima anuncia oferta de novos serviços no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), nesta quinta-feira (01/10), para anunciar a oferta de novos serviços na unidade, como a realização de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, que até então eram realizadas em outras unidades mistas da rede estadual. 

A Unidade Semi-Intensiva do ICAM também teve ampliação na oferta de leitos, passando de quatro para sete no total. O instituto ganhou, ainda, mais uma enfermaria para pacientes pré-adolescentes.

“O ICAM está recebendo três novos leitos de semi-intensiva e também 11 leitos na enfermaria para atendimento de adolescentes. Havia uma carência de atendimento para esse público, que nós estamos sanando com essa estrutura que a gente monta aqui no ICAM, que é referência no atendimento à pediatria”, afirmou o governador. 

Wilson Lima também destacou as sete desospitalizações realizadas somente neste ano na unidade, possibilitando que pacientes internados há anos no local pudessem retornar para casa, com todo o suporte necessário. 

“Nós conseguimos, através do Fundo de Promoção Social, montar uma estrutura para atendimento dessas crianças nas residências delas e, então, elas conseguiram retornar às suas casas, e lá o aconchego da família tem uma contribuição muito significativa para o atendimento dessas crianças”, acrescentou. 

Cirurgias - A estimativa é que o ICAM realize até 60 cirurgias ortopédicas por mês. Os procedimentos serão de caráter eletivo, para crianças que já passaram por atendimento de urgência e emergência em prontos-socorros.

A diretora Ana Cristina Oliveira explicou que, até então, esse tipo de cirurgia ortopédica era realizada no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, unidade que atende também pacientes adultos. 

“Assim, não atenderemos mais esses pacientes no mesmo espaço dos adultos”, disse a diretora. Segundo ela, o serviço de ambulatório em ortopedia da unidade já está funcionando.

As cirurgias oftalmológicas que serão realizadas no ICAM também são de caráter eletivo. Antes, esse serviço era realizado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus. A meta é realizar 20 cirurgias oftalmológicas por mês. 

Leitos para Covid-19 - O ICAM é referência em neonatologia e no atendimento de urgência e emergência pediátrica. O instituto está equipado com 128 leitos, sendo 11 de UTI cirúrgica e 11 de UTI clínica.

No trabalho de reorganização da rede de assistência estadual, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o ICAM também passou a ser referência para o atendimento de crianças com Covid-19. Para isso, a unidade está equipada com sete leitos de UTI, sendo quatro pediátricos e três para pré-adolescentes.

“Vale ressaltar que o atendimento de consultas e exames de pediatria no Delphina Aziz continua. O que acontece é que, quando a criança precisa ser internada por conta da Covid, ela é referenciada para o ICAM, que têm os leitos específicos para atendimento de crianças na pediatria Covid”, ressaltou o secretário Marcellus Campêlo.


FOTOS: Diego Peres / Secom

Nenhum comentário