CURSOS PROMOVIDOS PELA FPF TECH NO ÂMBITO DO PROGRAMA PRIORITÁRIO DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PREPARAM PIM PARA A INDÚSTRIA 4.0


 A Indústria 4.0 está se consolidando e é uma realidade a qual empresas e profissionais terão que se adequar para não ficar para trás. Além disso, o conceito de fábrica inteligente (Smart Manufacturing), que tem como característica o uso de tecnologias disruptivas e pela convergência das tecnologias da informação, comunicação e automação, com o intuito de possibilitar sistemas inteligentes de interconexão entre máquinas e dispositivos, segue em implantação nas plantas industriais, com o objetivo de aumentar a competitividade.

Essa nova realidade trazida por mudanças tecnológicas afeta significativamente o mercado de trabalho, criando a necessidade de aprimoramento e capacitação profissional, sendo esse um dos principais desafios para a consolidação da Indústria 4.0 no Brasil. 

Qualificação profissional 

Diante dessa realidade e antenada às necessidades do mercado, a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) continua promovendo cursos no projeto intitulado de Programa de Capacitação Profissional para o Novo Ciclo da Produção Industrial, concebido na linha do projeto estruturante estabelecido pelo Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH) e que tem como objetivo a capacitação profissional dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) por meio de treinamentos com temáticas voltadas ao novo ambiente da Indústria 4.0, contribuindo pra elevar a competitividade local.

O PPFRH é uma iniciativa que conta com o apoio do CAPDA, da SUFRAMA e do MDIC, além de a Fundação Muraki, responsável pela coordenação dos cursos, e a participação das empresas que investem seus recursos de P&D no Programa, melhorando o desempenho fabril e formando capital intelectual na região.

 

A importância do Programa Prioritário para as empresas

De acordo com Joelma Costa, analista de Recursos Humanos da empresa Sense Bike, que já participou do PPFRH algumas vezes, ressalta que os cursos do PPFRH proporcionam conhecimento, crescimento, qualificação, capacitação, produtividade e motivação, fatores muito importantes para as empresas e para os profissionais do futuro, devido às mudanças que estão ocorrendo com a implantação e desenvolvimento da Indústria 4.0.

“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e os avanços das tecnologias estão cada vez mais presentes nas empresas, principalmente aqui na região Norte no Polo Industrial de Manaus. Por isso, esse programa torna-se muito importante para nossa comunidade, porque oferece uma plataforma de cursos que ajuda a capacitar os nossos colaboradores, fazendo com que as empresas consigam obter melhores desempenhos e bons resultados”, Joelma destacou.

Camila Brito, supervisora de Recursos Humanos da Inventus Power, mais uma das empresas participantes do PPFRH, afirma que essa inciativa é muito importante para a capacitação profissional da região Norte. “A oportunidade de participar do projeto sempre foi vista pela nossa empresa como mais uma forma de fortalecer o desenvolvimento técnico e comportamental dos seus recursos humanos. Durante esses anos no programa tivemos a oportunidade de atuar com grandes parceiros e instituições de ensino, como por exemplo, a FPF Tech, que ofereceu qualidade e satisfação nos serviços educacionais prestados”, destacou.

“Acredito que a importância desse projeto para as empresas são de proporcionar, por meio dos recursos da verba de P&D, novas e maiores possibilidades de desenvolvimento profissional aos seus colaboradores, com cursos de capacitação profissional de qualidade, através de um programa alinhado ao desenvolvimento do PIM com foco na indústria, fiscalizado e aprovado através da SUFRAMA”, Camila finalizou.

Portfólio de cursos

O portfólio de cursos oferecidos pela FPF Tech, no âmbito do Programa Prioritário de Formação de Recurso Humanos (PPFRH), disponível no site da coordenadora do projeto, a Fundação Muraki, são:

• Cursos de Tecnologia – Automação Industrial, Big Data, Computação em Nuvem, Desenvolvimento de Software, Inovação com Design Thinking, Inteligência Artificial, Interfaces Homem Máquina, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Segurança Cibernética, Sistemas Embarcados e Técnicas de Simulação;

• Cursos de Gestão da Produção – Enterprise Resource Planning, Gestão Ágil de Projetos para a Manufatura 4.0, Integração de Sistemas de Manufatura, Introdução à manufatura Avançada e Produção Enxuta para a Indústria 4.0;

• Cursos de Metodologia Seis Sigma – Ferramenta de Gestão A e Metodologia Seis Sigma, Programa de Gestão Avançada da Manufatura 4.0 e A Metodologia Seis Sigma Aplicada em Projetos Industriais Avançados; e

• Curso Geral – Conceitos Básicos da Indústria 4.0.

O processo de inscrições para os cursos no âmbito do PPFRH possui regulamentação própria. Em geral os participantes são profissionais da empresa investidora. Havendo disponibilidade são abertas vagas para a comunidade, desde que cumprindo os pré-requisitos mínimos estabelecidos para cada curso. Para mais informações sobre os cursos, entre em contato pelo telefone (92) 2123-9728.




6ª edição do Tech Talks em Casa vai abordar sobre a jornada rumo à Indústria 4.0: Eficiência e Rastreabilidade de Máquinas
 
O evento, online e gratuito, será voltado para profissionais na Engenharia, empreendedores e empresários que têm interesse em saber mais sobre como aumentar a performance da produção, reduzindo o tempo improdutivo de máquinas e garantindo a qualidade do produto final.
 
A FPF Tech, em parceria com a Schneider Electric, promove a 6ª edição do Tech Talks em Casa com o tema: Rastreabilidade e Eficiência de Máquina, na quarta-feira (21), de 16h às 18h (horário Manaus), com transmissão pelo seu canal oficial no Youtube.
 
Neste Webinar serão apresentados os conceitos essenciais de KPIs de rastreabilidade, OEE, eficiência de máquinas e processos, além das soluções Schneider Electric disponíveis para o mercado e o case do FabLab Schneider que será apresentado pela FPF Tech.
 
Esta edição do Tech Talks será voltada para profissionais da engenharia, empreendedores e empresários que queiram saber mais sobre como:
 
• Garantir a velocidade na coleta de informações, bem como a confiabilidade dos dados;
• Aumentar a performance da produção, reduzindo tempo improdutivo de máquinas;
• Aumentar a velocidade de produção, garantindo a qualidade do produto final; 
• Aumentar a eficiência energética dos processos; 
• Reduzir o uso de insumos na produção; e
• Aumentar a vida útil dos equipamentos. 
 
O principal desafio para implementar soluções como essas é cultural, pois essas soluções eventualmente trarão a necessidade de integração entre TI e TA e muitas empresas ainda não estão preparadas para dar esse passo. Além disso é necessária uma mudança de mindset para abraçar a transformação digital e dizer adeus aos relatórios e indicadores em papel e/ou planilhas.
 
“A Schneider Electric tem o papel de fomentar o mercado e seus ecossistemas com tecnologia de ponta, informação acessível e parceiros qualificados”, afirma Arthur Matos, Consultor de Negócios Industriais Sr. na Schneider Electric.
 
Nesse contexto, a FPF Tech tem o papel de conhecer a fundo seus clientes para, trabalhando sempre com os melhores parceiros do mercado, desenvolver, testar e validar soluções que atendam as especificidades de cada processo produtivo.
 
Programação
• 16h às 16h15 – Roberto Garcia (FPF Tech) – Indústria 4.0: Mercado e oportunidades
• 1615 às 16h45: Arthur Matos e Camilo Pedra (Schneider Electric) - Apresentação com foco nas soluções Schneider Electric disponíveis para o mercado
• 16h45 às 17h15: Alexandre Ribeiro e Robson Martins (FPF Tech) – Apresentação do case FabLab Schneider e a visão da FPF Tech sobre as soluções para eficiência e rastreabilidade de máquinas
• 17h15 às 17h30 – Perguntas e esclarecimento de dúvidas
 
 
Palestrantes
A palestra será conduzida por pelo time da FPF Tech e convidados da Schneider Electric. Conheça os palestrantes:
 
Arthur de Oliveira Matos
Consultor de Negócios Industriais Sr. na Schneider Electric.
Atua em projetos de automação industrial e gestão energética com foco na jornada para a Indústria 4.0.
Possui formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
 
Camilo Cordeiro Pedra
Engenheiro de Aplicação na Schneider Electric à pelo menos 3 anos, atuando nas regiões Centro-Oeste e Norte, responsável pela parte de pré-venda de produtos e soluções do segmento industrial.
Possui formação em Engenharia de Controle, Automação e Telecomunicações pela Universidade Federal do ABC/SP e especialização em acionamentos elétricos de baixa e média tensão pela Schneider Electric França e Austría.
 
Robson da Costa Martins
Engenheiro de Automação na FPF Tech, pós graduado em Automação Industrial, e Gerenciamento de Projetos.
6 anos atuando em desenvolvimento de projetos.
 
Alexandre Ribeiro
Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica. Atua na FPF Tech em projetos de desenvolvimento de hardware e automação industrial.
Sólidos conhecimentos em desenvolvimento de produtos eletrônicos voltados à compatibilidade eletromagnética (EMC).
 
Roberto Garcia
Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech. Também é Diretor Adjunto da Coordenadoria de Ciência Tecnologia e Inovação da FIEAM, membro do CAPDA - Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia. Sua formação acadêmica abrange Mestrado em Business Innovation pela FUCAPI em associação com a Universidade do Novo México - Albuquerque - EUA, Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista - UNIP, além de vários outros cursos de capacitação ministrados no Brasil e exterior.
 
Você já tem informação suficiente para atuar neste mercado ou está se preparando para aproveitar essa oportunidade?
 
Se ainda não se preparou é melhor correr e se inscrever neste webinar.
 
Inscrições gratuitas
O evento é gratuito, inscreva-se agora no Sympla:
http://bit.ly/techtalksemcasa6
 
Sobre o Tech Talks em Casa
Mais de 2 mil pessoas já participaram das edições itinerantes e gratuitas do Tech Talks nas universidades e escolas técnicas de Manaus, promovidas pela FPF Tech.
 
Em tempos de isolamento social, o evento agora está online, apresentando informações técnicas de alto nível, para complementar a formação acadêmica de estudantes, turbinar a carreira de profissionais e atrair novos entusiastas de tecnologia.
 
No conforto de sua casa, você pode assistir a minipalestras e workshops em áreas ligadas ao Desenvolvimento, Testes e Qualidade de Software, UX e Design Thinking, Agilidade e Gestão de Projetos, Automação Industrial e Manufatura Avançada.
 
Conheça as principais tecnologias da Economia Digital e Indústria 4.0: Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes, Robótica, Drones, Big Data, Blockchain e Segurança Cibernética e saia na frente!
 
Tudo isto com especialistas da FPF Tech e convidados com vasta experiência no mercado.
 
Serviço
• O que é — Tech Talks em Casa
• Quando — Quarta-feira (21/10/2020)
• Horário — 16h às 18h
• Transmissão — Canal da FPF Tech no YouTube:
https://youtu.be/OQkzrAZq098  
• Inscrição:  http://bit.ly/techtalksemcasa6
 
 
 
Sobre a FPF Tech
A FPF Tech é uma Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras, serviços e cases de sucesso globais nas áreas de Games, Dispositivos Móveis, Tecnologias Assistivas, Automação Industrial, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica. Há 22 anos, a FPF Tech atua em Manaus com estreita cooperação com Universidades e investe continuamente na formação técnico-científica de seus colaboradores, estudantes e profissionais do mercado.

Por: Cristina Monte 


Nenhum comentário