PREFEITO ENTREGA PARQUE DA JUVENTUDE NA CIDADE, EM MANAUS


Foto: Alex Pazuello / Semcom




Requalificar as áreas verdes protegidas e, ao mesmo tempo, dotar as comunidades de espaços para esporte, recreação e atividades de lazer é a principal marca do programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. Exemplo disso, é o parque da Juventude entregue na manhã desta quarta-feira (21), pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no Núcleo 15, Cidade Nova 3, zona norte da cidade, como parte das comemorações pelos 351 anos da cidade.


“Fazemos isso com recursos da própria prefeitura e de empresas, por meio de medidas compensatórias, para resgatar áreas degradadas e aumentar os espaços verdes. O que era uma lixeira viciada, agora é uma área para o lazer, relaxamento e o encontro das comunidades e famílias”, afirmou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, indicando que esse trabalho deve continuar. “Vamos entregar mais três e isso deve ser continuado porque significa uma Manaus mais verde. Como capital da Amazônia, ela tem que ser mais verde que as outras”, disse Arthur.

Até o final do seu mandato, em dezembro, o prefeito Arthur Neto terá dotado a cidade de 15 parques da Juventude, 12 já concluídos e três a serem entregues nos próximos meses. Com isso, serão quase 625 mil metros quadrados de área protegida, correspondente aos parques do Mindu e Nascentes do Mindu juntos. “Esse é um trabalho feito durante toda a gestão do prefeito Arthur Neto e o que se quer é devolver uma área recuperada e envolver o cidadão nos cuidados do que está aqui. A cidade, como nossas casas, precisa ser cuidada diariamente”, afirmou Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município.

A nova área, cuja revitalização é fruto de medida compensatória com a empresa Direcional Engenharia, possui o total de 3.471,98 metros quadrados, com paisagismo e arborização, em mais de 80% desse total, equivalente a 2.369,67 metros quadrados, e ganhou academia ao ar livre com piso de concreto e placa de informação sobre o uso dos equipamentos, playground, bancos de concreto, mesas de jogos, lixeiras, espaço para aulas de zumba, quadra de areia, pista de caminhada, calçada e iluminação de lâmpadas a LED.

O espaço conta, ainda, com passeio com acessibilidade para Pessoa com Deficiência (PcD), além de uma área bosqueada de 150 metros. A revitalização atende antiga solicitação dos moradores do conjunto, preocupados com as constantes tentativas de ocupação irregular da área verde. “Essa área estava abandonada, cheia de lixo e nós, moradores, procuramos a prefeitura para pedir uma intervenção. Estamos muito felizes pelo que o prefeito Arthur Neto fez nesse lugar, que ficou tão lindo. Nós lutamos e conseguimos. Agradeço muito ao prefeito”, disse a moradora Tereza Pinheiro.



Os parques


Ao todo, a Prefeitura de Manaus implantou 15 parques da Juventude, por meio do Programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Desses, 12 já foram entregues e outros três deverão ser disponibilizados nos próximos dias, no Hileia 2, conjunto Cidadão 9, Distrito Industrial 2, zona leste, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Cidade Nova, zona norte.


Os parques da Juventude somam-se ao esforço da Prefeitura de Manaus em ampliar as áreas protegidas que, atualmente, incluem 11 unidades de conservação e dois corredores ecológicos alcançando, aproximadamente, 2,8 milhões de metros quadrados de áreas públicas protegidas. “Esse é um produto maravilhoso que foi desenhado dentro dessa gestão e que tem como objetivo resgatar as áreas degradadas, como essa aqui que era uma grande lixeira viciada. A cidade merece esses espaços e temos mais 16 projetos desses para serem executados, totalizando 31 áreas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Nelson.

Nenhum comentário