VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO SEGUE ATÉ 30 DE OUTUBRO



Foto: Divulgação



Os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias que não puderam comparecer a um dos 335 postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Manaus durante o Dia “D” de mobilização da Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação, no último sábado (17), têm até o dia 30 deste mês para irem a uma das 168 salas de vacinação fixas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atualizar o cartão de vacinação e prevenir contra diversas doenças. A lista com o endereço das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza 18 vacinas para crianças e adolescentes. “Os índices de vacinação em todo o País estão abaixo de 70%, até pelo medo das pessoas em sair de casa para procurar uma sala de vacina devido à possibilidade de infecção pela Covid-19. É uma situação que representa risco de epidemias, mesmo de doenças que já não são registradas no Brasil. A reintrodução do vírus da poliomielite, que pode ocasionar sequelas graves ou a morte da criança, é uma grande preocupação porque ainda há registro de casos em outros países e a doença só pode ser prevenida com a vacina”, alertou Magaldi.


Na campanha contra poliomielite, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos devem receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), seguindo o preconizado no Calendário Nacional de Vacinação.

Já a campanha de multivacinação tem como público atender crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, reforçando a oferta de vacinas como a Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastrointerite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Vacina HPV; Influenza (gripe); Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre amarela.

Nenhum comentário