GRUPO DA OMS NA CHINA DESCARTA QUE CORONAVÍRUS TENHA SAÍDO DE LABORATÓRIO

 

Getty Images

A equipe da Organização Mundial de Saúde (OMS) que está na China afirmou, nesta quinta-feira (4/2), ser “pouco provável” que o coronavírus tenha se disseminado a partir do Instituto de Virologia de Wuhan.

O centro de pesquisas vem sendo citado em teorias conspiratórias – citadas inclusive pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump – como o local de onde o vírus teria “escapado”.

Segundo Peter Ben Embarek, o líder do grupo de 10 especialistas enviados pela entidade para investigar como começou a emergência internacional de saúde pública, a teoria daria um “excelente roteiro para filmes e séries”.

O time esteve no laboratório nesta quarta (3/2) e teve conversas “muito francas” com os pesquisadores chineses, segundo Embarek. “Foi um passo importante para entender de onde vêm estas histórias. E conseguimos, de forma racional, explicar porque algumas delas são totalmente irracionais, porque algumas podem fazer sentido e porque algumas podem ser explicadas ou não”, afirmou, em entrevista à Agência France-Presse (AFP).

A missão em Wuhan deve continuar até a próxima semana. O grupo não acredita que chegará a uma conclusão ao final da investigação, mas considera a viagem um primeiro passo para definir como deve seguir a pesquisa.


Metrópoles*

Nenhum comentário