MANAUS COMEÇARÁ VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA IDOSOS DE 65 A 69 ANOS NA SEGUNDA (1º); VEJA CRONOGRAMA

 

Manaus começará vacinação contra Covid para idosos de 65 a 69 anos na segunda (1º); veja cronograma
Idoso recebe vacina em embarcação na área rural de Manaus. — Foto: Divulgação

Manaus começará a vacinação contra Covid-19 para idosos de 65 a 69 anos na segunda-feira (1º). Nesta nova etapa da campanha, os idosos serão atendidos por idade, em ordem decrescente, começando pelos que têm 69 anos completos.

Veja o cronograma de vacinação:

  • Segunda (1º): Pessoas com 69 anos
  • Terça (2): Pessoas com 68 anos
  • Quarta (3): Pessoas com 67 anos
  • Quinta (4): Pessoas com 66 anos
  • Sexta (5): Pessoas com 65 anos
  • Sábado (6): Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana

Segundo a prefeitura, cerca de 6,9 mil pessoas do grupo de 60 a 64 anos (10% do público) serão atendidas na semana seguinte, em cronograma a ser divulgado posteriormente. O restante desse público deve ser vacinado após o envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde.

Veja endereços dos postos de vacinação para idosos e trabalhadores da saúde (de segunda a sábado, das 9h às 16h)

  • Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM: Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova
  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandú, 119 - Cidade Nova
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Avenida Silves, 2.222- Crespo
  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) - a partir de segunda-feira (1º): Avenida Mário Ypiranga, 3.490 - Parque Dez de Novembro
  • Clube do Trabalhador do SESI: Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
  • Balneário do Sesc: Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identidade original com foto e CPF. Não devem ser vacinados os que estiverem com sintomas gripais ou com qualquer doença na fase aguda.

Nos casos de Covid-19, suspeitos ou confirmados, o usuário precisa aguardar 30 dias após o início dos sintomas para ser imunizado. A população estimada de idosos de 65 a 69 anos residentes em Manaus é de 47.564 pessoas e de 60 a 64 anos, de 67.694.

Além das primeiras doses para o novo grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue vacinando os remanescentes dos grupos anteriores e continua com a campanha de segunda dose para os que estiverem prontos para completar o ciclo de imunização.

Parte do atendimento aos novos grupos será agendado de modo eletrônico, por meio do Imuniza Manaus. O sistema foi aberto para cadastramento dessa faixa etária na última segunda-feira (22), e vai continuar a receber inscrições no link: https://imuniza.manaus.am.gov.br/.

De acordo com a prefeitura, a inscrição não é obrigatória, mas os cadastrados terão a oportunidade de ir ao posto de vacinação com data e hora marcadas, reduzindo o tempo de espera e do próprio atendimento, já que seus dados constam no sistema e precisam ser apenas conferidos.

Novas doses

O Amazonas recebeu, na quinta-feira (25), 120 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Com isso, o estado espera iniciar a imunização de pessoas acima de 60 anos nos próximos dias.

O lote de 76 mil doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo AstraZeneca/Oxford que tinham sido enviadas pelo Ministério da Saúde, por engano, ao Amapá, chegou durante a madrugada. Por causa do engano, o estado havia recebido apenas 2 mil doses.

Ainda na manhã de quinta-feira, foram recebidas outras 42 mil doses da CoronaVac/Butantan.

A Prefeitura de Manaus recebeu, nesta sexta, 49.940 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, das quais 47.564 são para vacinar a população de 65 a 69 anos; e o restante, para reserva técnica (5%). Também foram entregues 14.500 doses de CoronaVac/Sinovac, distribuída pelo Instituto Butantan, para vacinar, com a primeira e a segunda doses, 6.905 pessoas de 60 a 64 anos (10% da população dessa faixa etária) e mais 5% para reserva técnica.

Fonte: G1

Nenhum comentário