CONFIRA ESPAÇONAVE QUE EXPLODE DURANTE VOO DE TESTE


Rafael Rigues/ Starship SN11 explode durante voo de teste

Não foi desta vez que a espaçonave completou a missão com sucesso.

A forte neblina sobre a base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, na manhã desta terça-feira (30) não impediu a empresa de realizar um teste de voo com mais um protótipo da Starship . Entretanto, não foi desta vez que a espaçonave completou sua missão com sucesso.



Starship SN11 explodiu em pleno ar, cerca de 5 minutos após o lançamento, causando uma “chuva” de destroços sobre as instalações da SpaceX. A explosão aconteceu pouco mais de cinco minutos após a decolagem, durante a descida, após um dos três propulsores Raptor ser religado em preparação para o pouso.

A expectativa era que a SN11 repetisse com sucesso a sequência de teste executada pela SN10 no início de março: decolagem, subida até 10 km, descida “de barriga”, reorientação para posição vertical e pouso, porém sem o impacto ao tocar o solo que causou a explosão de sua antecessora poucos minutos após o pouso.

Até o momento, apenas dois protótipos da Starship escaparam “ilesos” de seus testes de voo, o SN5 e SN6, ambos usados para “saltos” a 150 metros de altura. O protótipo SN7 foi destruído propositalmente em testes de pressurização, e SN8 e SN9 explodiram no momento do pouso.

Ainda não se sabe a causa da explosão da Starship SN11.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário