GATA MORRE APÓS CONTRAIR CORONAVÍRUS; PESQUISADOR VÊ ‘CASO RARO’

 

Imagem meramente ilustrativa (Crédito: Pixabay)

Uma gatinha de dois anos morreu na segunda-feira (22) depois de ter sido diagnosticada com coronavírus em Caxias do Sul, na serra gaúcha. De acordo com uma reportagem do UOL, o animal apresentou sintomas de Covid-19 duas semanas depois que seus tutores testaram positivo para a doença.

O animal foi testado duas vezes, a primeira na UCS (Universidade de Caxias do Sul), em 19 de fevereiro, e a segunda pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, e em ambos os testes foi confirmada a contaminação pelo coronavírus.

O caso foi considerado raro e notificado na semana passada à SFA (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ainda de acordo com o UOL, a gata apresentava quadro de pneumonia.

Ela teve complicações secundárias, continuou com a pneumonia e foi identificada a presença de bactérias, o que provavelmente foi a causa da morte”, disse ao UOL o coordenador do laboratório de diagnóstico em medicina veterinária da UCS, André Streck. Na mesma casa, havia outros dois gatos, que não se contaminaram.

Segundo a reportagem, apesar de ter contraído o vírus, não se sabe ainda se a gata desenvolveu a Covid-19, o que deve ser verificado em outros testes. “É extremamente incomum animal pegar a doença. É um caso raro. Mas é bom deixar claro que o gato se infectou com o vírus, mas não sabemos se causou a doença. A pnsumonia pode ter sido desencadeada por outros fatores”, disse Streck.

Uol*

Nenhum comentário