MANAUS SUPERA A META DE VACINAR 90% DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Foto: Ruan Souza / Semcom


Com 57,3 mil trabalhadores da Saúde já vacinados com a primeira dose contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus superou, neste fim de semana, a meta de vacinar 90% desse grupo prioritário na capital. A população estimada desse público em Manaus é de 63,3 mil pessoas e a meta era vacinar, no mínimo, 56,9 mil.


A campanha de imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi iniciada no dia 18 de janeiro e os profissionais que atuam diretamente na assistência à saúde foram os primeiros a ser vacinados, seguindo as prioridades estabelecias pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

 

Para o prefeito Davi Almeida, o resultado, que confirma a liderança de Manaus no ranking de vacinação, reflete o acerto da campanha na capital e o compromisso de gestores e técnicos na garantia da organização e descentralização dos postos de atendimento, do acesso facilitado e do controle da imunização dentro de padrões de eficiência.

 

“Agradeço a todos os profissionais da Semsa e das demais secretarias que dão apoio à vacinação e também ao Ministério da Saúde, que tem nos abastecido com a vacina e dedicado especial atenção ao nosso município”, disse David.

 

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informa que a meta de 90% é estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupos populacionais prioritários.

 

“No entanto, o objetivo do município é vacinar a maior quantidade possível dentro das populações contempladas em cada fase da campanha”. Ela destaca que Manaus recebeu do governo federal doses suficientes para atender 100% dos trabalhadores da saúde e, por isso, a campanha continua aberta e os que ainda não receberam a primeira dose, podem se vacinar.

 

Além desses, os postos de vacinação continuam a receber os que já estão prontos para a segunda dose. O agendamento está sendo feito de modo eletrônico pelo Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) e até o momento, 17,5 mil trabalhadores da saúde já concluíram o esquema vacinal, com o recebimento das duas doses.

 

Pessoas idosos

 

Manaus também já alcançou a meta de vacinar 90% dos idosos de 80 anos ou mais e se aproxima desse percentual nas demais faixas de idade contempladas até o momento. Entre os que têm 80 anos e mais, 18,4 mil já receberam a primeira dose da vacina, 189 acima da meta de 90% (18,2 mil). Nas demais faixas, foram vacinados 15,6 mil idosos de 75 a 79 anos, ou 93,5% da meta; e 26,1 mil de 70 a 74 anos, o que corresponde a 93,2% da meta.

 

Reunindo todas as faixas, a Semsa quer alcançar 62,9 mil pessoas com idade igual ou maior que 70 anos. Destas, já vacinou 60,5 mil, restando apenas 4% de idosos a serem vacinados.

 

“A Prefeitura tem diversificado as estratégias para facilitar o acesso dos remanescentes e uma delas foi a busca ativa e a criação de postos descentralizados nos bairros para o atendimento daqueles que tiveram dificuldade de ir aos postos tradicionais e também dos que não foram porque estavam doentes ou mesmo porque estavam em dúvida ou dispostos a não tomar a vacina”, explica Aline Martins.

 

O trabalho, que teve a participação dos agentes comunitários de Saúde (ACS), vai ser concluído esta semana, depois de chegar aos quatro distritos de saúde.

 

“Além disso, permanecemos com os postos de vacinação abertos para todos os idosos ainda não vacinados nas fase anteriores e que se juntam aos novos grupos, formados por aqueles que têm de 65 a 69 anos, e posteriormente aos que têm de 60 a 64 anos”, observa a secretária interina.

 

Os novos grupos começam a ser vacinados nesta segunda-feira, 1/3, abrindo a nova etapa da campanha de imunização na capital. As novas doses de CoronaVac e de AstraZeneca, recebidas pelo município são destinadas à cobertura de 100% da faixa etária de 65 a 69 anos (47,5 mil pessoas) e de 10,2% da faixa de 60 a 64 anos (6,9 mil pessoas). Nove postos começam a ser receber esse público a partir das 9h.

 

O atendimento será de segunda a sábado, com um dia para cada idade, começando com os de 69 anos na segunda-feira e terminando com os de 65 na sexta-feira, 5/3. O sábado será para o atendimento dos que não puderam ir aos postos nos dias anteriores e na semana seguinte será aberto o atendimento do grupos dos que têm entre 60 e 64 anos.

 

Para saber a hora e o local onde será vacinado, os usuário de 60 a 69 anos devem consultar o Imuniza Manaus. Os que ainda não fizeram o cadastro no sistema, ainda podem fazer e entrar na agenda, ganhando tempo e mais comodidade na hora da vacinação. Os que não conseguirem acesso ao sistema, devem procurar o posto de vacinação mais próximo do seu local de moradia.

Nenhum comentário