NOTA INFORMATIVA ATUALIZA ORIENTAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE DOSES DA 9ª REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19 NO AMAZONAS

Foto: Arthur Castro / Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), emitiu, nesta quinta-feira (25/03), nota técnica conjunta com as orientações de distribuição de doses da 9ª remessa de vacinas contra a Covid-19. O documento está disponível em https://bit.ly/3w1T0qI

A nota técnica conjunta FVS-AM/SES-AM nº 18/2021, atualiza as orientações sobre a continuidade da Campanha Estadual de Vacinação contra a Covid-19, considerando informes do Ministério da Saúde (MS) de disponibilidade de doses destinadas ao Amazonas.

Conforme a nota técnica, a 9ª remessa de doses corresponde a 41.800 doses de CoronaVac. Os imunizantes devem ser usados em totalidade como primeira dose (das duas doses que compõem o esquema vacinal contra da Covid-19). A distribuição inclui, para os municípios, 39.590 doses da vacina CoronaVac para continuidade da vacinação, de forma que atenda 100% dos grupos prioritários de pessoas de 60 anos ou mais e, ainda, dos trabalhadores da saúde que eventualmente não foram vacinados. As demais 2.210 doses serão mantidas no estoque estratégico da FVS-AM.

A nota orienta, ainda, que a capital do estado, Manaus, iniciará a fase 3 da vacinação, que corresponde ao grupo prioritário de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. “A partir dessa 9ª remessa, estão sendo incluídas comorbidades como prioritárias para vacinação contra covid-19, como diabetes miellitus, obesidade mórbida, doenças cardiovasculares, além dos Quilombolas”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes. O detalhamento de todas as doenças incluídas nas comorbidades, dessa remessa, estão na nota técnica disponível em https://bit.ly/31jD7xG

O documento aponta, ainda, que o Amazonas recebeu 180.000 do imunizante AstraZeneca, das quais serão distribuídas 179.335 doses aos 62 municípios do Amazonas para início da fase 4 da campanha de vacinação, destinadas a alcançar 46% do grupo “Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas”. Com essa remessa, será atendida, também, 100% da população entre 18 a 59 anos de comunidades quilombolas. As demais 665 doses serão mantidas como estoque estratégico da FVS-AM.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Nenhum comentário