PREFEITURA DE MANAUS ANUNCIA VACINAÇÃO PARA GRUPO DE 55 A 59 ANOS NA PRÓXIMA SEMANA


Vacinação de pessoas entre 55 a 59 anos terá início na próxima semana (Foto: João Viana / Semcom)

De acordo com o prefeito de Manaus, a vacinação terá início na próxima semana com o grupo prioritário que possui as doenças preexistentes.

Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta quinta-feira (25), anunciou que a vacinação de pessoas entre 55 a 59 anos terá início na próxima segunda-feira (29), em ordem decrescente de idade, inicialmente ao grupo que possui comorbidades, conhecida como doenças preexistentes. O atendimento será feito nos sete pontos da prefeitura, que já funcionam com pontos fixos e drive-thru, das 9h às 16h, nas diversas áreas geográficas da cidade.

Para receber a vacina, será obrigatória a apresentação de laudo médico, original e cópia, além de documento de identidade original, com foto, e CPF. No caso dos diabéticos, pode ser apresentada receita médica, original e cópia, em papel timbrado oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de estabelecimento de saúde da rede privada.
 
Até o momento, Manaus é uma das líderes em vacinação do País contra a Covid-19, já estando a vacinar o grupo de 60 anos ou mais, em sete postos de imunização espalhados pela capital.

Apesar de o grupo abranger inicialmente de 55 a 59 anos, adultos a partir dos 18 anos, que possuam comorbidades, devem preencher o cadastro no site Imuniza Manaus, para que a vacinação possa ser organizada.

Segundo o prefeito, Manaus hoje já possuí capacidade de vacinas em estoque para começar a vacinação do novo grupo, solicitando que os que se encaixem nos critérios estabelecidos façam o cadastro o quanto antes.
 
Sistema

Para realizar o cadastro no Imuniza Manaus, as pessoas de 18 a 59 anos devem acessar o Imuniza Manaus, escolher o botão “Comorbidades” e preencher as informações solicitadas. Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deve assinalar as que possui dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema, com base na lista de comorbidades definida pelo MS. O cadastro das pessoas sem comorbidades também será aceito e servirá como antecipação do registro para fases posteriores da campanha.

São 22 as doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha. Segundo o subsecretário Djalma Coelho, a escolha das cardiopatias, do diabetes mellitus e da obesidade mórbida como prioritárias, para Manaus, foi baseada em levantamento feito pela Semsa, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
 
Representantes dos três órgãos, em reunião técnica realizada na última terça-feira, observaram que 65% dos portadores de diabetes e 62% dos cardiopatas internados por Covid foram a óbito. Entre os portadores de obesidade mórbida, esse percentual foi de 60%. Os dados de referência são os do Sistema de Vigilância Epidemiológica (Sivep Gripe) do MS e do e-SUS.

Calendário de Vacinação

55 a 59 anos com cardiopatias, diabetes e obesidade mórbida
 
Segunda, 29/3 – 59 anos

Terça, 30/3 – 58 anos

Quarta, 31/3 – 57 anos

Quinta, 1º/4 – 56 anos

Sábado, 3/4 – 55 anos

Fonte: D24am

Nenhum comentário