PREFEITURA DE MANAUS DISCUTE METAS PARA ELEVAR PADRÃO NA EDUCAÇÃO EM 2021

Foto – Alex Pazuello / Semed


Visando melhorias na educação da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), discutiu, nesta segunda-feira, 22/3, os alvos de trabalho da nova gestão no “1º Workshop Estratégico de Metas para 2021”. O secretário da pasta, Pauderney Avelino, e os subsecretários do órgão nas áreas de Gestão Educacional, Administração e Finanças, e Infraestrutura e Logística se reuniram para pontuar a execução de estratégias no setor educacional do município e o cumprimento das determinações do prefeito David Almeida em elevar o padrão escolar.


Pauderney destacou que o principal objetivo do workshop é de alinhar ideias e propostas da prefeitura de modo interinstitucional com as três subsecretarias e demais departamentos do órgão.

 

“Essa é uma reunião que eu propus para que nós pudéssemos trazer ou fazer aqui um alinhamento com as subsecretarias, para termos todos os segmentos da Semed na mesma direção. Isso é fundamental para que tenhamos essas interações verticais e horizontais, e para que as ações que estamos dispostos a fazer sejam eficientes e concluídas”, frisou o secretário.

 

Pedagógico

 

A Subsecretaria de Gestão Educacional apresentou os resultados finalísticos do ano passado, de alunos e professores engajados e não engajados no projeto “Aula em Casa”, bem como, o cumprimento do currículo escolar e o planejamento estratégico para 2021, em que está inserida a elaboração do plano e das ações pensadas para este ano, já em andamento para a execução.

 

De acordo com a chefe da Gestão Integrada da Educação (Gide), da Semed, Musa Rosas, o próximo passo será observar a partir dos dados consolidados o que deve ser feio para melhorar o repasse de conteúdos e o nível de aprendizagem dos alunos na rede municipal de Manaus.

 

“A partir desses resultados finalísticos, elaborados pela Subsecretaria de Gestão Educacional, foi criado o plano estratégico de 2021, em que serão feitas as correções em cima dos desvios detectados em 2020 e cumpridas as metas para este ano”, disse.

 

Infraestrutura

 

A Semed planeja melhorar o índice de satisfação de serviços em 2021 com padrão elevado na estrutura das unidades escolares, além de atender as demandas dentro dos prazos estabelecidos pela própria pasta.

 

Financeiro

 

No campo administrativo e financeiro, a Semed tem como meta para 2021, estabelecer 100 dias para concluir um processo licitatório. O mesmo prazo será estipulado para completar a lotação do quadro de professores, que hoje está 99,8% e aumentar quase 10% o número de servidores que receberão direitos financeiros represados no exercício atual.

 

Também está no planejamento da Semed o aperfeiçoamento da gestão administrativa em 70%, buscando melhorar o acompanhamento dos gastos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de aumentar a oferta de internet nas unidades escolares.

 

De acordo com o subsecretário de Administração e Finanças, Lourival Praia, a  Semed se destaca por inúmeros motivos na atual gestão do prefeito David Almeida.

 

“Agora a gente vai começar a trabalhar com o que de fato essa gestão está se propondo a fazer, tendo como norte o nosso plano estratégico, nosso plano de governo e a ideia a partir de hoje é discutir o que de melhor vamos fazer nesses quatros anos”, afirmou.

Nenhum comentário