Aconteceu!

ÁGUAS DE MANAUS MODERNIZA ABASTECIMENTO QUE BENEFICIARÁ 70 MIL USUÁRIOS NA ZONA CENTRO-OESTE



Bairros da zona Centro-Oeste e adjacências serão beneficiados com nova estrutura, que vai trazer melhorias no abastecimento de água.

A substituição de uma rede de água de aproximadamente 35 anos por uma estrutura mais moderna vai beneficiar quase 70 mil moradores de bairros da zona Centro-Oeste e adjacências. A concessionária Águas de Manaus trabalha, desde o mês de março, na implantação de uma nova rede de 400mm de diâmetro, que deve começar a operar nas próximas semanas.

O novo trecho, de aproximadamente 360 metros, está sendo instalado na rua Wanderlei Normando, no bairro do Planalto e vai melhorar o abastecimento de água na região. O gerente de serviços da Águas de Manaus, Felipe Poli, explica que os trabalhos acontecem em várias etapas: sinalização, escavação, assentamento de tubos, reaterro e posterior recomposição asfáltica da área.

Somente após isso, a rede antiga existente no local será desativada. Os benefícios da obra também incluem segurança operacional na rede de distribuição. “A nova obra de remanejamento da rede vai garantir muitos benefícios aos moradores desta região. A modernização diminui os riscos de vazamentos, manutenções emergenciais ou outras ocorrências que causam intermitência no abastecimento”, salientou Felipe Poli.

Os trabalhos se concentram na rua Wanderlei Normando Cj. Belvedere, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste. Atualmente, 12 colaboradores da empresa estão envolvidos no serviço. “É um trabalho que requer cuidados e segurança também para os trabalhadores e moradores da área, por isso, é necessário mantermos todas as medidas preventivas contra qualquer acidente”, disse Poli.

Entre as áreas que receberão benefício direto dos serviços estão bairros abastecidos pelo Sistema Hidráulico Campos Elíseos, na zona Centro-Oeste: Planalto, Lírio do Vale, Nova Esperança, Campos Elíseos, Conjunto Ajuricaba, Conjunto Jardim Versalles, Conjunto Belvedere, Conjunto Augusto Montenegro, Conjunto Vista Bela, Conjunto Álvaro Neves, Conjunto Flamanal e Condomínio Lyon.

Abastecimento – A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de água e esgoto da zona urbana da capital. A empresa vem trabalhando na melhoria das condições de acesso ao saneamento básico na cidade desde junho de 2018, quando a Aegea Saneamento assumiu a concessão do serviço.

Para o abastecimento de água, por dia, são captados e tratados, em média, 630 milhões de litros de água que abastecem 98% da área urbana de Manaus. Essa água é produzida em quatro estações, duas localizadas na zona Oeste e outras duas na zona Leste. A partir delas, 3.600 quilômetros de redes de abastecimento levam água para cerca de 2,2 milhões de consumidores.

Desde a chegada da empresa na cidade, foram investidos mais de R$ 300 milhões em melhorias na infraestrutura de abastecimento de água e de tratamento de esgoto da capital.

E a perspectiva para 2021 é a de novos aportes. Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, as novas obras trazem melhoria da qualidade de vida para a população. “Quando investimos em obras nos sistemas de água e esgoto, estamos investindo também na melhoria dos indicadores de saúde dos manauaras e na qualidade de vida da população como um todo. O trabalho da Águas de Manaus já está transformando a cidade”, concluiu.

Conexão Amazônica*

Nenhum comentário