DEP. JOÃO LUIZ PRESTA HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO EM SESSÃO DE TEMPO


Foto: Mauro Smith

Por iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou Sessão de Tempo, nesta quinta-feira (29), em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado no último dia 19 de abril.

A homenagem, de forma híbrida, contou com a participação de representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica e Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) e Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

Na avaliação do deputado João Luiz, a homenagem é o reconhecimento da importância da instituição e sua presença na região, na luta diária para proteger e preservar a nossa Amazônia.

“O Exército tem lutado intensamente em defesa do nosso Estado e nas nossas fronteiras, garantindo a segurança do nosso país. Por toda dedicação e compromisso, parabenizo e prestigio essa instituição, formada por soldados aguerridos e comprometidos com o nosso Brasil”, declarou o parlamentar, ao destacar a atuação fundamental da instituição militar neste período de pandemia. 

“Por meio da Operação Covid, o Exército tem executado um trabalho essencial para a preservação de vidas no país e, principalmente, no Amazonas, levando assistência às famílias ribeirinhas, da zona rural e às comunidades indígenas, com atendimento médico e doação de cestas básicas, além da adoção de estratégias para combater a proliferação da Covid e no apoio logístico para a distribuição de vacinas. Por todo empenho e trabalho, o Exército merece ser reconhecido e homenageado”, completou João Luiz. 

Foto: Mauro Smith

Para o general do Exército e comandante Militar da Amazônia, Estevam Theóphilo, a homenagem prestada pela Casa Legislativa representa o reconhecimento da sociedade amazonense pelo trabalho desempenhado pela instituição militar. 

“Para nós, do Exército, é muito importante sermos lembrados pela Assembleia Legislativa e, como é a Casa do povo, também nos sentimos prestigiados pelo povo amazonense. Agradecemos ao deputado João Luiz pela homenagem e, mais uma vez, ratificamos o nosso compromisso com a Amazônia e o Brasil”, afirmou o general. 

O general Estevam Theóphilo destacou, ainda, a mobilização do Exército na pandemia.

“Desde março de 2020, estamos mobilizados na Operação Covid e temos apoiado órgãos municipais, estaduais e federais em todas as ações de combate à pandemia em que somos requisitados. Atuamos na parte logística, com transporte de material hospitalar, pessoal e vacinação, além das inúmeras ações para tentar mitigar os efeitos nocivos da pandemia  ao povo do Amazonas. Nas comunidades indígenas, montamos postos de triagem, bloqueio e de vacina. É um trabalho árduo, mas executado com muita responsabilidade e respeito”, completou.  

Participaram da Sessão Especial o secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Fabiano Bó, representando o governador Wilson Lima; o comandante da Ala 8 da Base Aérea de Manaus, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Magarão; comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa e o defensor público Nairon Ribeiro. 

Dia do Exército 

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco, quando um grupo de brasileiros, de diferentes etnias se reuniu, pela primeira vez, para combater a dominação holandesa.

O Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.


Matéria de responsabilidade da assessoria do Deputado João Luiz*


Nenhum comentário