Aconteceu!

TONY MEDEIROS PROPÕE FORÇA-TAREFA PARA ACABAR COM LIXÕES NO INTERIOR DO AM


Demonstrando grande preocupação com o uso correto dos resíduos sólidos no Estado do Amazonas, o deputado Tony Medeiros (PSD) propôs, hoje (06), na Asssembleia Legislativa, uma força-tarefa do Poder Público para auxiliar as Prefeituras na construção e gestão de aterros sanitários e assim resolver, de uma vez por todas, a destinação dos resíduos sólidos nas cidades do interior. 

O prazo para que as prefeituras elaborem um plano de gestão e cumpram a nova política de resíduos sólidos termina em agosto deste ano. 

“Os municípios sozinhos não poderão resolver esse problema. Por isso estou propondo que sejam utilizados recursos do FTI. A pandemia piorou ainda mais o orçamento das cidades. Parintins, por exemplo perdeu 200 milhões de reais, sem o Festival Folclórico”, explicou Tony Medeiros.

O parlamentar lembrou que a Lei 14.026/2020 que é o Marco Regulatório do Saneamento Básico estabelece um prazo para que os municípios de todo o País façam seus aterros sanitários. “Esse prazo vence agora em agosto desse ano. Precisamos correr para cumprir a Lei”, defendeu o deputado.

Ao demonstrar a importância da destinação correta dos resíduos sólidos o deputado Tony Medeiros citou como exemplos as cidades de Parintins, Tefé e Tabatinga que  já tiveram os aeroportos fechados por causa de problemas com urubus que sobrevoam os lixões. 

“Temos que dar destinação correta para os resíduos sólidos. Não podemos mais conviver com essa situação que acaba se transformando em um grave problema de saúde pública”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário